29 janeiro 2012

Rio Ribeira -

O Rio Ribeira é federal. Nasce no Estado do Paraná e deságua em Iguape, no Oceano Atlantico, junto a Ilha Comprida, dois municipios paulistas.

Os grandes rios de São Paulo correm de leste para oeste. O Ribeira é o único que vindo do sudoeste deságua na costa paulista.

A topografia do Estado de São Paulo é levemente inclinada em direção ao oeste, sendo bem acidentada na divisa com Minas Gerais e com o Paraná. O Rio Ribeira contorna os vales das serras que estão entre os Estados de São Paulo e Paraná e serpenteando desde a cidade de Ribeira, segue por Iporanga, atravessa Eldorado, passa por Sete Barras, Registro e chega em Iguape, na extremidade norte da Ilha Comprida, próximo à Juréia, na vila de Barra do Ribeira.

Está prestes a sofrer perdas irreparáveis. Há projeto de hidroelétrica e as plantações de bananas ás suas margens está provocando assoreamento e alagamentos.

Viaje no vídeo abaixo.









Há uns trinta e cinco anos ou mais passados, o saudoso Gil e o Antenor, juntamente comigo, descemos de Registro até a cidade de Iguape o rio, num bote de inflar. Passeio que durou o dia inteiro e foi muito interessante.




Vale a pena conhecer o rio Ribeira de Iguape e o Vale do Ribeira.





Roberto J. Pugliese







2 comentários:

  1. E esse fantasma ainda nos ronda.... A CBA ainda não desistiu de acabar com o Ribeira, com as comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e caiçaras que dependem do Rio Ribeira! A luta por nosso rio não acabou, e não sabemos quando terá um fim, sendo que o Governo do Estado de S.P. apóia o grupo Votorantim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Saudações.

      Sou amigo de seu pai desde que ele ganhou o cartório em Cananéia. Acho que 1977... Nos conhecemos pessoalmente. Te vi quase nene...

      Tenho muito interesse em conversar contigo.

      Mande seu endereço eletronico.

      pugliese@pugliesegomes.com.br

      Grande abraço,

      Roberto

      Excluir