06 janeiro 2012

São Paulo e Paraná; Lagamar a área protegida no litoral.

Lagamar - Área ambientalmente protegida.

Santuário paulista fica 200 km da capital


A dificuldade de acesso tornatrecho do litoral paulista um dos mais limpos
Em Lagamar a natureza é generosa e exuberante. É isto que o turista encontra no litoral sul de São Paulo, a 209 km da Capital.
O Pólo Ecoturístico de Lagamar compreende as cidades de Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-Açu e Cananéia - no Estado de São Paulo - até chegar à cidade de Guaraqueçaba, no Paraná.
São 200 quilômetros de uma extensa área de mangue, uma das mais extensas do Planeta. Essa região é considerada um santuário ambiental, graças às suas características que facilitam a procriação de diversas espécies.

São lagunas à beira-mar com vegetação de restingas e Mata Atlântica. A fauna e a flora são ricas e os mangues são um dos maiores viveiros de peixes do mundo. Um paraíso para os ecoturistas.
O Projeto do Pólo Ecoturístico do Lagamar foi criado em 1995, uma iniciativa coordenada pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica e apoiada pela Embratur. O objetivo é desenvolver o turismo na região sem ameaçar o ecossistema. E eles estão tendo sucesso.
Prova disso é que o número de turistas está cada vez maior, atraindo também turistas estrangeiros. O reconhecimento internacional veio em junho de 1999, com o prêmio de Melhor Roteiro de Ecoturismo do Mundo dado pela revista americana Condé Nast Traveler.

As trilhas que cortam Lagamar levam o turista a conhecer de perto uma das florestas mais ricas do mundo e ao mesmo tempo uma das mais ameaçadas, a Mata Atlântica. Dos seus 1.100.000 Km2 originais, restam hoje pouco mais de 95.000 km2 de mata.
Com sorte, o visitante pode ver alguns dos famosos animais ameaçados de extinção, como o macaco-prego e o papagaio-da-cara-roxa. Da flora, destacam-se o guapuruvu, a caxeta, o jequitibá, a canela e o palmito.

As agências de ecoturismo operam passeios pela região, mas para quem prefere planejar a viagem por conta própria, vale visitar o Centro de Visitantes do Pólo Ecoturístico do Lagamar, em Iguape, com informações sobre trilhas e passeios.

( Outras informações no endereço eletronico http://www.terra.com.br/turismo/roteiros/2000/06/30/011.htm )

Roberto J. Pugliese

Nenhum comentário:

Postar um comentário