04 agosto 2012

Aniversário da cidade mais antiga do Brasil !

Cananéia: Feliz aniversário!
Durante o mês de Agosto o povo de Cananéia vive diversos festejos, cívicos e religiosos.  Dia 12 comemora o aniversário de sua fundação e no dia 15, com a procissão marítima, celebra com os pescadores a tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Imaculada Conceição dos Pescadores.
É grande a movimentação na cidade, cuja economia há boa data, se prende ao turismo e a pesca, sem desprezo à produção de suas saborosas e conhecidas ostras.
Situado junto a divisa do Estado do Paraná, o município está encravado entre a Serra do Mar e o  Atlântico, com inúmeras ilhas e ilhotas  formando  charmoso arquipélago, com destaque para o Castilho, o Tumba, o Bom Abrigo, Cardoso, a Casca e a própria ilha de Cananéia entre tantas. Ilha Comprida já não integra o município, mas pela distancia e o encanto provocado pela beleza também enriquece a região.
Quase quinze mil almas vivem espalhadas pela sede urbana e a zona rural, que abriga dentro de parques florestais, zonas de amortecimentos ecológicos, restrições ambientais e o Lagamar, área protegida pela ONU, através da UNESCO, dado atributos singulares que classifica como o mais importante roteiro ecológico do mundo. São praias, penhascos, cordilheiras, trilhas, manguezais, dunas e acidentes geográficos outros contrastando com a preservada Mata Atlântica que enfeita e perfuma.
Histórica é reconhecida  como a primeira povoação erguida na costa brasileira,sendo prova de sua importância o testemunho de granito deixado por Martin Afonso de Souza na ponta do Itacoatiara.A presença do enigmático bacharel, que por ali se radicou por aproximadamente 30 anos, revela também que exerceu posição estratégica no século  XVI para consolidação dos domínios lusitanos.
O centro urbano se encontra tombado pelo CONDEPHAAT– Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico da Secretaria de Estado da Cultura em razão da arquitetura de suas casinhas de taipas e poucos sobrados erguidos há mais de duzentos anos que formam o sítio singular, na qual a Igreja de São João Baptista desponta ao lado da praça, onde descansam canhões ingleses recuperados de piratas que visitavam o arquipélago com freqüência.
Berço de vultos marcantes da vida paulista, Cananéia é  a mais autentica CIDADE ILUSTRE do BRASL, como carimbado em seu brasão armas. Não basta conhecê-la, pois a pequenina cidade tem que ser vivida e entendida para que se aprecie e se deixe envolver na imensidão de seus contrastes pitorescos e especiais.
Parabéns: Viva seus 511 anos !
Roberto J. Pugliese






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário