25 maio 2014

Festa popular no Ariri -


Festa no Ariri – Padroeiro Sâo Luiz Gonzaga

A festa anual do Padroeiro São Luiz Gonzaga se dará entre os dias 19 e 22 de Junho na vila do Ariri em Cananéia, da Paraóquia de São João Baptista de Cananéia.





O evento tem o objetivo de angariar fundos para as necessidades dos cristãos e da Igreja Católica, portanto, a Festa é de extrema importância para a renovação da fé dos cristãos e para o fortalecimento da união na comunidade. A Festa do Padroeiro do Bairro do Ariri acontece desde que a Igreja Católica foi fundada na comunidade, porém houve mudanças no modo em que ela é realizada.
 
 

Atualmente, a Festa apresenta, além da programação religiosa (erguida do Mastro, Confissão Comunitária, Procissão e Missa) há corridas em diversas modalidades, bingos, forrós ao vivo e torneio de futebol feminino e masculino.

 

A primeira noite será animada com apresentação de Fandango com a presença de fandangueiros do Ariri e Família Neves do Marujá.

 

O Ariri, para quem não conhece é a sede do distrito do mesmo nome, criado por Decreto do então presidente do Estado de São Paulo, quando foi estabelecido novas divisas entre São Paulo e Paraná, e o Ararapira foi transferido para o outro Estado. Trata-se de uma zona preservada pelo IBAMA – Instituto Brasileiro de Proteção ao Meio Ambiente, são 64km aproximadamente de estrada de terra, pelo caminho há uma biodiversidade de animais silvestres e em risco de extinção, como: onça-pintada, paca, anta, mico-leão-da-cara-preta, etc.

 

O Expresso Vida prestigia a festa, o folclore e o povo caiçara do Ariri.

 

Roberto J. Pugliese
( foi vereador em Cananéia em 1982 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário