domingo, 29 de junho de 2014

Aniversário da Língua Portuguesa.

Língua Portuguesa completa oito séculos.

 

Com festa cultural junto ao padrão dos descobrimentos, em Lisboa, a Lingua Portuguesa, foi festejada no dia 27 de Junho último, por completar 800 anos.

Foram lançados 800 balões e largados 244 outros, simbolizando sua idade e o número de milhões de pessoas que falam a língua de Camões.

Com a assinatura de governantes de Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Bissau e políticos portugueses, artistas, escritores, jornalistas e professores onde se fala a Última Flor do Lácio, foi apresentado um manifesto.

Foi confirmado que a língua é falada por quase 250 milhões de pessoas, é a sexta mais falada do mundo, a quinta mais usada na internet e a terceira mais utilizada nas redes sociais.

O idioma é falado no Brasil, no Timor Leste, em Guiné Bissau, em Cabo Verde, em Angola, em Moçambique, em São Tomé  e Principe, em Goa,( Índia ) em Macau,( China ) e em Portugal.
 
( solenidade na Academia São José de Letras -2013 )

No Brasil a data passou em branco, inclusive nada foi divulgado a respeito, promovido ou realizado pela Academia Brasileira de Letras e demais Academias Literárias e pelos Ministérios da Educação, da Cultura, das Relações Exteriores ou Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura e Educação.

Enfim, o Expresso Vida deixa patente que a defesa da Lingua Portuguesa no Brasil trata-se de u’a medida de segurança de Estado e Nacional, pois ela foi a grande influente na expansão territorial e continua sendo de relevante importância para manter a unidade desse país continental.

Viva a Lingua Portuguesa.

Roberto J. Pugliese
titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras.
Membro da Academia Eldoradense de Letras.
Membro da Academia Itanhaense se Letras.

 

( Fonte: Blog Novas da Guiné Bissau ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário