05 novembro 2015

Homenagem aos antepassados - Registro comemora o Tooro Nagashi.


Tooro Nagashi: - solenidade em homenagem aos mortos.

Esse ano completou o 61º aniversário da realização do evento celebrado pela Colonia Japonesa em Registro, Sp. em homenagem aos mortos.

Na noite do dia 2 de novembro, feriado de Finados, 2.500 barquinhos coloridos e iluminados por velas  foram colocados nas águas do Rio Ribeira de Iguape, em Registro, na mais bela e tradicional homenagem aos antepassados realizada na região: o Tooro Nagashi. O evento da Colônia Japonesa,  começou no dia 1º de novembro, domingo, com uma série de atividades e atrações no Parque Beira Rio.

 

Apresentações de música e dança, cerimônias inter-religiosas, praça de alimentação com saborosos pratos da culinária japonesa e queima de fogos  foram atrações programadas. Cerca de aproximadamente 20 mil pessoas estiveram presentes.

 

No tooro (confeccionado com madeira, bambu e papel colorido) é colocada uma lâmina de papel com o nome do homenageado, que pode ser escrito em português ou em ideograma japonês (kanji).

 

O Tooro Nagashi foi promovido pela Associação Cultural Nipo-brasileira de Registro (Bunkyo), em conjunto com a Nichiren-Shu do Brasil. Mais que uma cerimônia religiosa tradicional é uma atração turística inédita.

 

Roberto J. Pugliese
Cidadão Cananeense.
Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário