22 maio 2016

Galeto Prime - Opção que é recomendada.


Quem estiver nas imediações de Osasco, na região metropolitana de São Paulo e quiser desfrutar de um bom galeto e outras especiarias da cozinha moderna, visite o Galeto Prime, na sala de alimentação do Supershoping  Osasco.

O Expresso Vida aprecia e recomenda.

Roberto J. Pugliese
pugliese@pugliesegomes.com.br
titular da cadeira 35 da Academia São José de Letras.

18 maio 2016

Santo Ivo, padroeiro dos Advogados.

 
 
Dia 19 de Maio, na Catedral Metropolitana de Florianópolis será celebrada Missa pela passagem de mais um dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados.
 
 
Compareçam. !
 
 
Roberto J. Pugliese
presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos - OAB-Sc.


08 maio 2016

19 de Maio, dia do padroeiro dos Advogados. Santo Ivo.!


SANTO IVO, padroeiro dos advogados.

 

Os brasileiros estão vivendo um momento de aflição e muita preocupação. Principalmente os juristas e profissionais do direito, com destaque aos advogados que, cientes das leis e das conseqüências políticas permanecem atentos aos inúmeros processos e inquéritos policiais envolvendo altas autoridades do país e o tramitar do processo de impedimento da presidente da República, aplaudido por uns e condenado por outros que acusam de golpe de estado todo o procedimento político-jurídico iniciado na Câmara dos Deputados.

 

Assim, diante desse quadro, mais do que nunca os advogados católicos brasileiros devem se socorrer de seu Santo Padroeiro para pedir com muita fé que olhe pelo país e pelos juristas responsáveis pelos destinos da nação. A responsabilidade sempre será nossa. Nós os advogados que temos por missão defender a democracia, o estado de direito, direitos humanos não podemos errar.

 

Numa síntese bem apertada, insta lembrar que 19 de Maio, data que em 1303 veio a falecer, é o dia que a Igreja de Roma dedica a este jurista que nasceu na Bretagnha, estudou em Paris as artes liberais,filosofia, teologia e ciências jurídicas, tornando-se assim,  grande conhecedor das leis. Na condição em que se encontrava habilitado, foi pelo Bispo nomeado Juiz-Eclesiastico e posteriormente advogado, tendo militado em diversas regiões da França durante os anos que se seguiram até a sua morte com 50 anos de idade.

 

Ivo ao longo de sua vida, como advogado, dedicou-se especialmente às causas populares de interesse social e dos menos favorecidos da sociedade de seu tempo. Com esse perfil de militância as classes mais abastadas e elitizadas, naturalmente conservadoras e exploradoras do próximo, não o viam com bons olhos.

 

Sem se importar, no entanto, defendia com bravura no exercício da advocacia os mais frágeis naquela sociedade nobre e altiva. Foi chamado “Advogado dos Pobres”  com inúmeras passagens que relatam sua generosidade com os infelizes.

 

Enfim, vale concluir lembrando que morreu celebrando a missa da Ascensão. Na liturgia católica ele é mostrado segurando um livro, com um anjo perto de sua cabeça e um leão a seus pés. Foi canonizado em 1347.

 

O escritório Pugliese e Gomes Advocacia comemora sua fundação, conforme contrato social, na mesma data: 19 de Maio.

Roberto J. Pugliese
presidente da Comissãod e Direito Notarial e Registros Públicos.OAB-Sc

 

03 maio 2016

Dra. Clara Elisa morreu trabalhando. Pêsames !


MÉDICA CUBANA MORRE NO INTERIOR DA BAHIA.

 

 O Correio da Cidadania on line divulgou artigo a respeito do falecimento de médica que estava a trabalho no interior da Bahia e contraiu a gripe H1N1. Merece leitura, divulgação e reflexão. 

“ Faleceu em Bom Jesus da Lapa a médica cubana Clara Elisa, 46 anos, vítima do H1N1. É imperdoável que aqueles que lutam para pôr um limite na crueldade do sistema capitalista, expresso na saúde pública, não tenham dito uma única palavra. 




Quando cheguei para morar no sertão, Campo Alegre de Lourdes, Bahia, junto com outros colegas, o índice de desenvolvimento humano sequer era calculado. Em 1990 era de 0,27. Em 2000 era de 0,32. Em 2010 era de 0,56. Ainda um dos mais pobres do Brasil, mas já não índices de miséria absoluta. 

Um prefeito do PC do B, alguns anos atrás, quis contratar um médico permanente para o município, se dispunha a pagar 22 mil reais ao mês e nunca conseguiu um brasileiro que se dispusesse a morar naquele sertão. 

Nos últimos anos três médicos cubanos, alocados no “Mais Médico”, não só foram morar em Campo Alegre, mas no interior do município, onde só íamos nós e quando havia a SUCAM. 

A solidariedade é uma das mais belas virtudes de alguns seres humanos. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, assumir suas dores e problemas e de se comprometer com os mais vulneráveis ao preço da própria vida. 

Bom Jesus da Lapa, cidade santuário do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade, nas grutas às margens do rio São Francisco, conhece agora essa solidariedade ao extremo. 

Em tempos de mesquinharia total, de almas pequenas, de disputas mortais pelo poder, Clara Elisa é o sinal que as mais belas virtudes do ser humano ainda subsistem em alguns corações. ”(Roberto Malvezzi (Gogó) possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco. Correio da Cidadania, 29 de Abril de 2016.)

O Expresso Vida lamenta profundamente os acontecimentos que se sucedem no país e vislumbra piores dias pela frente. Vale refletir e prospectar.

Roberto J. Pugliese
Cidadão Cananense
Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos –OAB,Sc

01 maio 2016

Globo é repudiada até por seus funcionários.


LEANDRA LEAL CRITICA A GLOBO.


 

A jovem e competente atriz das Organizações Globo se manifestou contrário ao posicionamento da TV Globo, empresa na qual trabalha há vários anos.
 
Dia 18 de Março último a Globo foi sem duvido o alvo principal das manifestações, revelando mais uma vez que a emissora caiu na insuportabilidade do brasileiro.
 
Os manifestantes gritavam: “PUTA QUE PARIU A REDE GLOBO É O CANCER DO BRASIL”. E enquanto os jornalistas e repórteres de todo o país e do mundo cobriam a manifestação em favor do governo, os funcionários da Emissora Imperial, se quer podiam ir à Avenida Paulista. Se posicionaram no alto do prédio do Conjunto Nacional, na esquina da rua Augusta, para não serem enxotados como ultimamente tem acontecido.
 
Os funcionários da Globo estão acuados e condenados a serem agredidos, se não física, pelo menos moralmente, por servirem ao monstro que nos últimos 50 anos vem destruindo o país.
 
 
 
A atriz Leandra Leal, funcionária da Globo, expressou na rede social sua indignação, pois o jornalismo da emissora não cobriu a manifestação do mesmo modo que cobrira dia 13 as manifestações contra o governo. Dois pesos e duas medidas é o comportamento tradicional dessa emissora e de seus velhacos diretores.
 
Uma declaração que revela que nem seus funcionários aturam mais o comportamento da emissora que apoiou a tortura, o golpe militar e agora quer derrubar o governo legitimamente eleito.
 
 

 
 O Papiro Eletronico aplaude a coragem da menina global. O Expresso Vida aplaude e divulga. Vale lembrar que a imprensa mundial tem criticado a Globo por estar trabalhando pelo golpe que se pretende ultimar.
 
A verdade está aparecendo.
 
Parabéns.
 

Roberto J. Pugliese
titular da cadeira nº35 da Academia São José de Letras.