20 janeiro 2022

Viva Sâo Paulo !

 Feliz Aniversário !

BANDEIRA PAULISTA HASTEADA NO JARDIM DA RESIDÊNCIA DO EDITOR

 

Parabéns a todos paulistas, paulistanos e imigrantes que vivem em São Paulo !

 

Para a querida São Paulo de sempre!

Os brasileiros conscientes estão em festa. É aniversário da cidade maior do país. Maior em tudo. Cidade que por si só faz com que tudo gire ao seu redor.

A última semana de  janeiro é para nós  paulistanos tempo de festas, de alegria em comemoração pelo aniversário da grande cidade que, pitoresca desde a santa fundação, à sombra do Colégio de Jesuítas do platô da Sé, ao longo de sua rica história tem motivos de sobra para orgulhar seus filhos: Detentora de generosidade singular sabe bem receber seus tantos e tantos migrantes a par de por tradição de seu povo ajudar a quem precisa.

Trata-se da mais pujante das pujantes metrópoles porque vive por si. Não é dependente. É líder, conduz, não é conduzida.

A honra de ser paulista e paulistano não se limita aos seus filhos naturais. Os chegantes adotivos, milhões que atravessam o país e o mundo para nela se estabelecer, por serem tratados indiscriminadamente como iguais e sentirem-se queridos, inflam seus peitos de orgulho e afirmam alto e em bom som que são da cidade, e por sê-los, se consideram vencedores.

Sim, o paulista é vencedor. Da cidade ou não, o paulistano é sempre um vencedor !

Cidade cujo povo trabalha bem mais do que necessário e constrói todo o alicerce de um país melhor e sua grandeza. Sempre foi assim, desde que corajosos desbravadores enfrentaram o desconhecido, subiram a serra inóspita e lá, deixaram a semente para outras aventuras vencedoras.  

A cidade vibra sempre acesa. Não cochila. É o ponto de partida e o objetivo final para a difícil trajetória do cotidiano brasileiro. Mutante, segue sempre avante. Todo dia se transforma sem desprezar o passado, pensando no futuro. É a explosão diária da nova dinâmica do sucesso.

 

          Bandeira do São Paulo Futebol Clube, hasteada no jardim da residência do Editor,

É a cidade própria dos que agem e sempre pensam grande. Paradigma do arrojo, o paulista mantém o espírito da aventura de seus antepassados desbravando as entranhas do conhecimento.

E no caótico cotidiano paulistano, com as chaminés de suas indústrias poluídas pela fumaça do trabalho de seus operários, a cidade embassada pela fuligem cinza que escapa do movimento incessante de tanta gente, São Paulo é paradoxal e da aparente insensibilidade dos que nela transitam,surge a doce metrópole das artes, na qual, o poeta  tem espaço para alinhavar suas estrofes e ainda se escutam canções cuja melodia vem no embalo de seus compositores. São Paulo canta a música dos trovadores que vieram de longe por terem seus talentos rejeitados nos lugares de origem.

A laboriosa metrópole se faz limpa, leve, musical e colorida pelo balsamo dos seus artistas.

Mesmo trágica, sob as enxurradas das tempestades constantes e intermináveis congestionamentos de veículos o laborioso povo encontra tempo para os cafés, os teatros, as casas de diversões. Crente, freqüenta os incontáveis templos de todos os credos. 

Maravilhosamente elegante, sua moda faz do tempo o templo das linhas retas e curvas arrojadas. A cidade abriga os mais notáveis intelectuais; os mais brilhantes cientistas e os mais dedicados juristas.  E suas universidades ensinam o mundo.

Solidariedade impar. Recebe carinhosamente a todos. Independente da origem e dos destinos,  o paulistano valoriza o trabalho dos que nela se instalam para vencer.

É a terra que pertence ao mundo. Não tem fronteiras.

 

           Bandeira da Cidade de São Paulo = Cruz da Ordem de Cristo e o Brasão de Armas

 

Uma cidade que vive da luta do dia a dia e de lutas ideológicas. Suas ideias, seus líderes, suas ações, são seguidas por todo o país. E da conhecida avenida Paulista, coração financeiro do país, surgem movimentos pró direita, pró esquerda, pró empresários, pró trabalhadores... Refletindo nessas ações barulhentas o mais variado pensamento de um povo vibrante como vibrante é a cidade que constroem.

Liderando e impondo suas razões de forma a mostrar que sabe como ninguém, o paulistano soberbo não exibe modéstia: Trabalha, organiza, resolve, constrói e sem cessar, nunca se cansa e atento está ao lado de todos que dele se socorrem. Arrogante, é sempre, naturalmente o comandante. Orgulha-se de saber impor o caminho do sucesso e trazer soluções: Em São Paulo, no Brasil e no exterior.

 
São Paulo é a síntese de todas as sínteses do país. É a síntese do século XXI

 

                          Bandeira da OAB hasteada na residencia do Editor em Florianópolis, Sc

 A cidade de Sao Paulo é a cidade do melhor do direito, da melhor justiça e da justiça social.  É a terra onde bravos advogados, mais do que lutar pelo direito particular, sem receio e corajosamente, são exemplos de incansáveis defensores da democracia. 

E quando São Paulo se cala, o país se cala. São Paulo sempre à frente. Se for, todos vão e se ficar, ninguém vai... Assim foi em 1932 e assim tem sido ao longo de sua história. É a terra dos bandeirantes que sem receio ampliaram as fronteiras para o pais, fundaram vilas e construiram as raizes da nação.

Mas a cidade sofre. Sofre pelo desalento de tanta miséria que não cessa. Gente daqui e dali, perdidos no emblemático cimento armado, nas praças desgastadas e descuidadas, armam suas barracas e sobrevivem de bicos, golpes, malandragem em incontáveis idiomas e pela piedade do povo paulista e brasileiro sempre atento ao desalento de irmãos.

A cidade chora pela pobreza de infelizes e repudia a pobreza de espírito daqueles que ignoram o sofrimento dos semelhantes e isolados em ilhas encasteladas no interior de  bolsões de pobreza fingem desconhecer o destino de milhões de miseráveis que nem sempre se alimentam... vivem em condições desumanas e indígnas aos seres de nossa espécie.

Paradoxal a cidade é rica mas é pobre. E dentro de um país igualmente paradoxal, concentrado com poder mal distribuído, concentra renda e comanda com poucos que desvirtuam a democracia e geram apenas privilégios para poucos.

Tão paradoxal que nessa festa de aniversário a cidade parou e o país também. Se a cidade para não há como seguir em frente, pois a locomotiva é São Paulo... Um trenzão conduzido por uma locomotiva braba e incansável.  E se a cidade para, seu povo sai para festejar, impulsionando o turismo que sempre aguarda visitas ilustres vindas na maioria do Planalto de Piratininga.

Lamentável.Mas também maravilhoso esse mundo da paulicea.

              Brasão de Armas da Cidade de São Paulo - CONDUZO NÃO SOU CONDUZIDO !

Mas a cidade deu certo e ao longo do tempo esse certo, torto e com defeito será aprimorado e transformará o que é de poucos para todos. Um país mais justo e verdadeiramente democrático que seguira a liderança natural dos paulistas, paulistanos e brasileiros de lá.

Enfim, aproveitando a festa, conto o segredo: O privilégio de nela nascer é bênção que ilumina caminhos. Agradeço aos meus Protetores a graça de te-la vivido e nas entranhas de suas avenidas, becos, prédios, vielas, parques, jardins, escadas, túneis e vilas ter sobrevivido e dentro de seus confins conhecido o melhor saber.

Por si a cidade é a mais intelectualizada das universidades. Nela se vive e nela se aprende viver. E sobreviver. Não tem igual. É a própria escola da vida. É o melhor conhecimento. É a arte, o esporte, a ciência. São Paulo ereta tem tudo; é tudo; é simplesmente o resumo de tudo.

Parabéns a todos que ajudam a construí-la, fazendo do asfalto que a tinge de suor vermelho do sangue heróico de seus habitantes, a maior metrópole cristã, solidária, humana e paulistana.

Parabéns aos que movidos pela ambição, transformam o cimento árido de suas incontáveis construções, o adocicado perfume da calorosa metrópole sempre nascente.

Non Duco, Ducor.

Parabéns!

 

Roberto J. Pugliese

Membro da Sociedade MMDC

Advogado Remido

www.puglieseadvogados.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário