09 março 2022

Parabéns as mulheres de lutas !


 

 Exemplos de Mulheres

static.ndmais.com.br/2019/08/sandy-1.png

O Expresso Vida nessa data em que se comemora o dia, a semana e o mês das mulheres lembra ao seus ilustres leitores, especialmente as bravas mulheres que acompanham seus textos, de alguns exemplos de grandes mulheres que ao longo da história se destacaram.

  Ver imagem original 

Mulheres de luta e que servem de exemplo a todas outras, de todos os lugares e todas as épocas. Apenas algumas, de tantas e tantas que se destacaram ao longo dos tempos.

 

Bety Mendes, Maria da Penha, Carolina de Jesus, Benedita da Silva, Hortênsia, Zuzu Angel,  Leila Diniz, Malala Yousafzai, Dina Sfat, Magali Guariba, Maria do Fetal, Maria Madalena, Patrícia Galvão (Pagu), Dorothy Mae Stang, Joana D'arc, Camen Prudente, Anne Frank, Beth Carvalho, Catarina Paraguassu, Mercedes Sossa,  Cecília Meirelles, Condessa de Vimieiros, Marta Rocha, Elis Regina, Zilda Arns, Rita Lee, Simone de Beauvoir,  Rosa de Luxemburgo, Aracy de Almeida, Adélia Prado, Bartira, Jacqueline Mirna, Ana Maria Machado, Paula Toller, Cacilda Becker,  Chica da Silva, Elza Soares, Chiquinha Gonzaga,  Derci Gonçalves, Sandra Brea, Bertha Lutz, Virgina Lane,  Norma Bemguell, Carlota Pereira de Queiroz, Clarisse Herzog, Yoko Ono, Hebe Camargo, Marquesa de Santos ( Domitila ), Nara Leão, Aizita Nascimento, Angela Davis, Inezita Barroso, Amália Rodrigues, Dilma Rousseff,  Narcisa Amália de Campos, Annik Malvil, Anita Garibaldi, Cora Coralina, Ana Neri, Clarice  Lispector, Wanderleia, Luz Del Fuego, Maria Quitéria, Irmã Dulce, Tarsila do Amaral, Joenia Wapichana, Marie Couri, Eva Wilma, Rosa Parks, Princesa Isabel, Edith Piaf, Sandy, Zilda Cardoso, Jacinda Kate Laurell Ardern,  Caniné, Marilyn Monroe, Rita Pavone, Sílvia Renata Sommerlath, Carla Charf, Maria da Graça Braz e Maria Ester Bueno.

Ver imagem original 

Não poderia ser diferente, ao parabenizar  mulheres lembrando de ícones da história mundial,  importante salientar que entre tantas e quase  infinitas, citar que são apenas algumas extraídas de um todo, pois são como é sabido incontáveis.

São mães, esposas, amantes, filhas, enfim, são mulheres que surgiram da grande multidão, da incógnita da sociedade para se tornarem cantoras, atrizes, políticas, líderes de classe, jornalistas, defensoras de direitos humanos, do meio ambiente, profissionais das letras e das artes, operárias, cientistas, marisqueiras, quebradoras de côco, catadoras de papel, enfermeiras, faxineiras, navegadoras, pesquisadoras, pianistas, bailarinas, aeromoças, pescadoras artesanais, quilombolas,  professoras, advogadas, pantaneiras, indígenas, cossacas, caipiras, caiçaras, ciganas... são aquelas que por atos, fatos e ações se tornaram, queiram ou não, ícones de uma época, de um tempo, de um lugar, de uma vila ou de um país que servem como exemplos e estímulo para as vencedoras. 

 catarinas.info/wp-content/uploads/2019/06/C%C3%A9l...

Mas muito mais que incontáveis, anônimas e não identificadas, são imprescindíveis e a paz, o carinho, o amor e a doçura de suas companhias permite que a humanidade reflita melhor em busca de harmonia e justiça social.

São mulheres, moças, meninas, senhoras, idosas, viúvas, casadas, amigadas que surgem num repente de todos os cantos e chegam na hora e no lugar que é preciso e traz a solução, a força e a inteligência feminina advinda do outro lado do cérebro. São mulheres que usam tesouras, panelas, canetas, agulhas, bisturis, lentes de aumento, aventais, bonés, jalecos, botas, sapatilhas... e arrumadas, maquiadas, limpas e perfumadas ou sujas de graxa, de barro, de gordura, de sangue e sem o toque mágico da formosura de seus charmes, estão presentes para ajeitar e ordenar o que a humanidade  na fúria de suas convicções nem sempre sabe como fazer.

Enfim, o Expresso Vida deixa seu recado e o saliente parabéns a todas as mulheres, fincando nelas a esperança última  de uma sociedade melhor, mais justa, harmónica e perfumada.

 

Roberto J. Pugliese
editor
www.puglieseadvogados.com.br
sócio do instituto dos advogados de Santa Catarina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário