Exemplos de Mulheres
O Expresso Vida nessa data em que se comemora o dia, a semana e o mês das mulheres lembra ao seus ilustres leitores, especialmente as bravas mulheres que acompanham seus textos, de alguns exemplos de grandes mulheres que ao longo da história se destacaram.
Mulheres de luta e que servem de exemplo a todas outras, de todos os lugares e todas as épocas. Apenas algumas, de tantas e tantas que se destacaram ao longo dos tempos.
Não poderia ser diferente, ao parabenizar mulheres lembrando de ícones da história mundial, importante salientar que entre tantas e quase infinitas, citar que são apenas algumas extraídas de um todo, pois são como é sabido incontáveis.
São mães, esposas, amantes, filhas, enfim, são mulheres que surgiram da grande multidão, da incógnita da sociedade para se tornarem cantoras, atrizes, políticas, líderes de classe, jornalistas, defensoras de direitos humanos, do meio ambiente, profissionais das letras e das artes, operárias, cientistas, marisqueiras, quebradoras de côco, catadoras de papel, enfermeiras, faxineiras, navegadoras, pesquisadoras, pianistas, bailarinas, aeromoças, pescadoras artesanais, quilombolas, professoras, advogadas, pantaneiras, indígenas, cossacas, caipiras, caiçaras, ciganas... são aquelas que por atos, fatos e ações se tornaram, queiram ou não, ícones de uma época, de um tempo, de um lugar, de uma vila ou de um país que servem como exemplos e estímulo para as vencedoras.
Mas muito mais que incontáveis, anônimas e não identificadas, são imprescindíveis e a paz, o carinho, o amor e a doçura de suas companhias permite que a humanidade reflita melhor em busca de harmonia e justiça social.
São mulheres, moças, meninas, senhoras, idosas, viúvas, casadas, amigadas que surgem num repente de todos os cantos e chegam na hora e no lugar que é preciso e traz a solução, a força e a inteligência feminina advinda do outro lado do cérebro. São mulheres que usam tesouras, panelas, canetas, agulhas, bisturis, lentes de aumento, aventais, bonés, jalecos, botas, sapatilhas... e arrumadas, maquiadas, limpas e perfumadas ou sujas de graxa, de barro, de gordura, de sangue e sem o toque mágico da formosura de seus charmes, estão presentes para ajeitar e ordenar o que a humanidade na fúria de suas convicções nem sempre sabe como fazer.
Enfim, o Expresso Vida deixa seu recado e o saliente parabéns a todas as mulheres, fincando nelas a esperança última de uma sociedade melhor, mais justa, harmónica e perfumada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário