03 maio 2019

19 de Maio - Dia do Padroeiro dos Advogados Católicos !



Santo Ivo, o patrono dos advogados Católicos Apostólicos Romanos.
 
 O Expresso Vida traz breve biografia de Ivo, o Santo que desde há boa data é o patrono dos advogados pelo exemplo que deixou.
 
 Nasceu em outubro de 1253 na Bretanha e faleceu em 19 de Maio de 1303, data que atualmente é dedicada ao seu louvor pela Igreja de Roma.
 
De ascendência nobre foi sagrado cavaleiro aos 14 anos.
Desenvolveu seus estudos com os maiores mestres de Teologia e Direito Canônico.
Foi aluno de Santo Tomás de Aquino e São Boaventura. Bacharelou-se também em Direito Civil. Depois de iniciar profundos estudos das Escrituras, velho e novo testamento, e começar uma batalha íntima que durou oito anos, tornou-se franciscano.
Doou aos pobres seus objetos pessoais de valor e adotou inteira e totalmente a vida ascética e fraterna franciscana.
 
Transformou o solar que recebera dos pais em hospital, asilo para velhos e crianças abandonadas. Lá estabeleceu também seu escritório para atender os pobres e desamparados. Não houve advogado de mais renome nem pessoa mais estimada em toda a Bretanha.

 Por sua caridade, ganhou o título de advogado e protetor dos pobres.

Santo Ivo é considerado também patrono de todos os estudantes de Direito, defensores públicos, funcionários da Justiça, profissionais que se relacionam com a Justiça, procuradores, Ives, Ivos, Ivones e Ivans.

Para os que tem interesse em conhecer mais detalhes da vida de Santo Ivo, o Expresso Vida recomenda a leitura de Santo Ivo, História da Advocacia e de seu patrono, escrito por
Arthur de Castro Borges, Editora Ltr,

Roberto J. Pugliese
editor
www.puglieseadvogados.com.br
(advogado formado pela PUC-SP, 1974 )
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário