11 abril 2021

Advocacia tem reconhecida prerrogativa que garante atendimento por Magistrados.

ADVOGADO NÃO DEPENDE DE AGENDAMENTO 
 
 
 Foi necessário a OAB intervir como amicus curiae  defendendo a classe, na ação direta de inconstitucionalidade julgada em 25 de Agosto, determinando que nos termos do artº 7º, inciso VIII, do Estatuto da Advocacia, o advogado deve ser recebido por Juiz, independente de hora marcada.
 
A notícia é velha mas merece ser divulgada para que de um lado os Magistrados se lembrem e de outro, os advogados exijam respeito e pugnem pelas próprias prerrogativas. 
 
Por oportuno é momento de lembrar que que o Conselho Naciona de Justiça afirma que Além disso, o CNJ afirma que "o magistrado é sempre obrigado a receber advogado sem seu gabinete de trabalho, a qualquer momento durante o expediente forense, independentemente da urgência do assunto, e independentemente de estar em meio à elaboração de qualquer despacho, decisão ou sentença, ou mesmo em meio a uma reunião de trabalho. Essa obrigação se constitui em um dever funcional previsto na LOMAN e a sua não observância poderá implicar em responsabilização administrativa”.
 
O Expresso Vida parabeniza a todos envolvidos nessa grande vitória da classe. 
 
Roberto J. Pugliese
advogado - remido
( presidente da OAB TO Gurupi
1990-1992 e 1993-1994 )



Nenhum comentário:

Postar um comentário