09 abril 2021

O Expresso Vida se solidariza e publica a nota subscrita pelos Advogados Públicos para a Democracia

 O Expresso Vida traz aos seus leitores a nota pública da Associação dos Advogados Públicos para a Democracia que manifesta total repúdio às declarações do Advogado Geral da União.


"NOTA PÚBLICA 
Assistimos ontem, perplexos, ao Advogado-Geral da União defender, da tribuna do Supremo Tribunal Federal, a visão deste governo sobre os ensinamentos da Bíblia. A Advocacia-Geral da União, instituição que tem sua origem e relevância na Constituição, laica como todas as instituições públicas, não pode se ver representada naquela manifestação pública nos autos da ADPF 811. Ao afirmar que “os verdadeiros cristãos estão sempre dispostos a morrer para garantir a liberdade de religião e de culto”, o AGU, André Mendonça, sugere que em nome de uma pretensa liberdade os cristãos estariam dispostos a morrer de Covid, sobrepujando o que entende como direito à liberdade de crença ao mais fundamental dos direitos: o direito à vida. André Mendonça não tem o direito de, extrapolando o exercício de sua função pública, pregar crenças religiosas particulares, confundindo os espaços público e privado, subvertendo a defesa do interesse público para a defesa de um fundamentalismo religioso. É uma afronta ao povo brasileiro em sua diversidade religiosa, multiplicidade cultural e histórica, que jamais admitiria essa espécie de sermão religioso sectário em um lugar instituído constitucionalmente para a defesa de todos. A APD repudia veementemente essa forma privada de atuação da Advocacia Pública e exige que a postura republicana da AGU, diariamente defendida por seus membros ao longo das últimas três décadas, se restabeleça e que o chefe da instituição seja exemplo na defesa desses valores constitucionais. 
 
8 de abril de 2021
APD ADVOGADAS E ADVOGADOS PÚBLICOS PARA A DEMOCRACIA "

Os cidadãos de bem, os brasileiros preocupados com os destinos do país não podem perder a esperança. São muitos os órgãos, agentes públicos e privados, associações e instituições que vivos e alertas não se calam e estão atentos aos acontecimentos.

Roberto J. Pugliese
editor
Advogado Remido
Autor de Quase Romance - Letras Jurídicas, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário