16 dezembro 2018

Programa Expresso Vida nº09 ( Rádio Comunitária Transmar )

O Expresso Vida apresenta o texto completo do Programa Expresso Vida apresentado pela Rádio Comunitária Transmar de Cananéia.

|"
Programa nº09- 

DISTINTOS OUVINTES, saúde, justiça e paz, eu sou Roberto José Pugliese, cidadão honorário de Cananéia, e o programa de hoje é dedicado a lembrança da advogada Maria Comenale, saudosa proprietária da Pousada Via Maria e Bistrôs atualmente administrado por Márcio Martine, e  irá abordar o turismo da cidade.

A economia da cidade é concentrada na produção e comercialização de pescados. Cananéia é antes de tudo um porto pesqueiro com terminais público e privados.

A agricultura que foi bastante forte e produtiva hoje é incipiente, posto que, o território municipal está em sua maior parte ocupado por parques e áreas de preservação ambiental onde não se permite a derrubada da floresta originária e assim a agricultura fica inibida, se restrigindo apenas a modesta agricultura familiar isolada.

Resta o turismo.

O potencial turístico do município é grande. Muito grande e praticamente inexplorado. Salvo as iniciativas isoladas de alguns proprietários de pousadas ou hotéis, e alguns dos proprietários de escunas, Cananéia não tem qualquer iniciativa organizada de modo profissional que vise a exploração econômica do turismo verdadeiro.

Não é necessário dizer que suas ilhas, seus parques, a cobertura vegetal, o lagamar, a fauna natural, os centros de pesquisas e estudos da natureza são por si o bastante para servir de incentivo aos turistas o ano inteiro.

A história da cidade que se confunde com a história do Brasil pré Cabralino, também é o bastante para exploração de turismo cultural.

No entanto, lamentavelmente, as autoridades públicas, especialmente as autoridades municipais dos dois poderes não vislumbram essa potencialidade, limitando-se apenas a trazer alguns espetáculos populares em duas ou três festas populares, empobrecidas, voltadas apenas para a população local, sem qualquer acréscimo ao verdadeiro potencial turístico e cultura que a cidade representa.

O espaço é restrito para maiores detalhes. Mas serve como reflexão, tanto para os ilustres membros dos Poderes Públicos Municipais, como para a população que deve cobrar àqueles a quem escolheu para representa-los.  O desenvolvimento da cidade passa pelo turismo.

Obrigado."

Roberto J. Pugliese
editor
www.puglieseadvogados.com.br
Sócio efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário