01 janeiro 2019

Programa nº11 - Rádio Comunitária Transmar de Cananéia


O Expresso Vida publica o texto apresentado pela Rádio Comunitária Transmar Fm de Cananéia no programa Expresso Vida.

Boa leitura !


"Programa nº11-
DISTINTOS OUVINTES, saúde, justiça e paz, eu sou Roberto José Pugliese, cidadão honorário de Cananéia, e o programa de hoje é dedicado a lembrança de  Edegar Jacy Teixeira, ilustre filho desta Maratayama, vereador à Câmara Municipal eleito em 1974, contabilista e irá abordar a crise moral que a cidade está vivenciando com seus representantes atuais e anteriores sofrendo inúmeros processos criminais e prisões preventivas. 
 
Cananéia vem sendo palco de inúmeros processos criminais envolvendo autoridades públicas dos Poderes Constituídos Municipais. É triste e vergonhoso saber que a cidade, tão pequenininha e com tamanha importância para a cultura paulista e brasileira, está visivelmente abandonada, suja e largada, praticamente esquecida, com tudo para ser feito. E a par dessa situação vergonhosa, temos notícias repetidamente e com exagerada freqüência que há suspeitas de autoridades estarem praticando crimes causando elevados prejuízos para a sociedade. 
 
Não vou apontar nomes. Não há necessidade. Todos sabem e quem não sabe, quem não tomou conhecimento pela imprensa ou pela voz anônima do povo invisível que circula pelas esquinas, já desconfiava e pode colher maiores informações questionando em qualquer praça de qualquer ponto do município.
 
Mas merece salientar que é vergonhoso saber que políticos tradicionais, pessoas que foram votados pela sociedade, que assumiram postos importantes na condição de prefeito ou de vereador ou então ocupam ou ocuparam cargos de confiança na Câmara Municipal ou na Prefeitura estejam envolvidos com a prática de atos delituosos e estão sendo investigadas e poderão a qualquer momento serem presos e até condenados.  É importante salientar que alguns desses agentes políticos de elevada autoridade no município já foram condenados e por não terem suas fichas limpas, foram impedidos de concorrerem nas eleições.
 
O Expresso Vida conclama a todos para atentos não reconduzirem os agentes condenados a qualquer esfera do poder. Não merecem. E o mais importante, a cidade não merece.
 
Bom lembrar que enquanto esses agentes do crime freqüentam as varas criminais e até as celas das delegacias do Vale do Ribeira, vemos a cidade abandonada ao próprio destino, com prédios largados sem manutenção, revelando o descaso e o total menosprezo ao que é de todos.  
 
A cidade tem todo o potencial para ser um centro turístico de projeção nacional e mesmo internacional, sem muito esforço, porém com a má administração constante que segue por longa data, Cananéia está cada vez mais fechada a própria sina e destino desvirtuado do seu potencial. 
 
Enfim, vamos em coro exigir das autoridades que olhem com bons olhos para a cidade e cumpram seus deveres e obrigações funcionais e cívicos. 
Lembrem-se: A crítica é dever da inteligência. 
Obrigado"
 
Roberto J. Pugliese
editor
Membro da Academia Itanhaense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário