20 outubro 2018

Programa Expresso Vida - Rádio Transmar de Cananéia

A Rádio Transmar de Cananéia, em fm e através da rede mundial de computadores  levou ao ar o programa O Expresso Vida 06, cujo texto segue abaixo.

Todas as quartas feiras a partir das 10,30 horas A Rádio Transmar convida a todos ouvirem o Programa  Expresso Vida.

" Programa nº06- 

DISTINTOS OUVINTES, saúde, justiça e paz, eu sou Roberto José Pugliese, cidadão honorário de Cananéia, e o programa de hoje é dedicado a lembrança de Bartolomeu de Gusmão, conhecido por padre voador, nascido na cidade de Santos, e irá abordar a importância das artes plásticas.

 

Artistas de várias ideologias e escolas costumam se inspirar quando trabalham nas suas obras plásticas, em razão do lugar onde se encontram.

Lugares calmos, bucólicos, com a natureza pura em evidencia e paisagem peculiar servem para alguns pintores em especial promover as obras de arte a que se dedicam. E por isso e outros motivos o Vale do Ribeira é o sítio natural próprio para esses artesões do pincel.

E se o Vale do Ribeira é o sítio adequado para os pintores, sem dúvida, Cananéia se sobre-sai pelo acervo ilimitado de pontos para serem explorados pelas artes.

Basta um pouquinho de sensibilidade, e o por do sol atrás da Serra do Itapitangui, ou a aurora que surge com os primeiros raios iluminando o Mar de Cananéia, ou o Mar de Cubatão sendo palco de alguma canoa singrando a favor dos ventos ou isso ou aquilo ser o motivo para retratar aspectos especiais do rico quadro natural.

E são milhares de cantos e recantos que os artistas podem brindar suas telas retratando a orla, a raiz da serra, a zona rural, os ribeirões e as praias e manguezais espalhados pelo município. E na cidade, qualquer rua ou praça, com os casarios coloniais e históricos também são próprios para serem retratados.

Esse mote econômico não está sendo explorado. Pensem,  reflitam e vejam como as autoridades públicas da cidade não estão atentas. Incentivar a vinda desses artistas, promover concursos, estimular com premiações, em tempo de sol ou chuva, no inverno ou no verão, esses intelectuais do pincel movimentarão o comercio local, transitarão pelas ruas, navegarão pelos rios e canais, deixarão pegadas e dinheiro nas pousadas, restaurantes, bares, escunas, taxis, supermercado e com isso a Fazenda Pública Municipal arrecadará mais impostos e a cidade será vista e falada na terra desses artistas.

E não só os pintores podem ser incentivados. Os fotógrafos também têm espaço rico para suas lentes e a divulgação da cidade, do município no todo é a conseqüência.

Reflitam.

Chegou a hora e já é sem tempo que os departamentos de cultura e de turismo tem que acordar para a realidade local e ajudar a população dessa Estancia Balneária  a ter atividades outras, gerando melhores recursos econômicos e elevando, por conseqüência a qualidade de vida.

É importante somar a tudo isso que, trazendo essa gama de intelectuais das artes para a cidade, esses mesmos artistas e a imprensa cultural se encarregará de divulgar amplamente que turistas visitem Cananéia.

É uma bola de neve. Tem efeito dominó...

Enfim, o Expresso Vida concita a todos que cobrem das autoridades ações concretas no campo das artes plásticas e do turismo cultural.

Obrigado "
O Expresso Vida agradece a audiência e convida a todos a sintonizarem as ondas moduladas da Rádio Transmar para ouvir na próxima quarta feira mais um programa.
 
Roberto J. Pugliese
editor
Cidadão Honorário de Cananéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário