04 outubro 2018

Expresso Vida: Programa nº 04


A Rádio Transmar de Cananéia, transmitiu em FM e pela rede mundial de computadores o 4º programa Expresso Vida. Segue o texto do programa.



"
Programa nº04- 

DISTINTOS OUVINTES, saúde, justiça e paz, eu sou Roberto José Pugliese, cidadão honorário de Cananéia, e o programa de hoje é dedicado a lembrança do poeta Vicente de Carvalho, que através das letras brindou sua terra natal, Cananéia e todo o litoral paulista e irá abordar a importância de alternativas para  o desenvolvimento sustentável.

A cidade de Cubatão ao pé da Serra do Mar, no fundo do estuário santista, com a implantação da primeira refinaria de petróleo instalada pela Petrobras, em meados da década de 1950, transformou a pacata cidade, num aglomerado de indústrias pesadas e poluentes de reconhecimento público indiscutível. São centenas de indústrias poluidoras que, ao longo do tempo trouxeram para a cidade renda, emprego e a decadência social em níveis alarmantes.

O Vale do Ribeira de outra parte, praticamente ainda mantém sua cobertura vegetal natural intacta, sem índices de poluição que possa causar preocupações à vida, porém tem a  criação de empregos nivelado em índices preocupantes, com baixa geração de renda e a estrutura social precária, mesmo com a qualidade de vida satisfatória de um modo geral.

Merece a região como um todo a atenção das autoridades públicas para, de um lado, manter a qualidade de vida boa e se possível otimizá-la mas, reverter sua estrutura social, criando empregos e gerando renda, sem que com isso, traga prejuízos ao meio ambiente.

É preciso desenvolver o Vale do Ribeira economicamente. Mas a sustentabilidade ambiental deve ser protegida.

As autoridades públicas, especialmente locais, devem ficar atentas as ações ultimadas pelos governos federais e do Estado de São Paulo e do Paraná, que distantes da realidade regional, pensando sempre no drama contemporâneo das outras regiões, notadamente das metrópoles paulistana e curitibana, possam vir provocar ao desenvolvimento sustentável do Ribeira.

Há décadas ouço falar em reverter o curso dos rios Ribeiras e Juquiá para que a água abasteça a Grande São Paulo, do mesmo modo que se deu com o Rio Piracicaba e com o Juqueri entre outros. Há anos se fala em construir uma hidroelétrica no Rio Ribeira para produção de energia que abasteça as indústrias Votorantim na região de Sorocaba.

Enfim: São medidas que a par de agredir o meio ambiente, não trarão o desenvolvimento para o caiçara do Lagamar. E o povo deve ficar atento e cobrar das autoridades a defesa desses e outros patrimônios naturais do Vale do Ribeira.

Concluindo: Turismo é uma indústria limpa, que gera riquezas e qualidade de vida sem agressão ambiental. Turismo histórico, cultural e artístico, pode muito bem servir de alavanca para que o Ribeira, gere meios para o seu desenvolvimento social.

Reflitam !

Desenvolvimento para o Lagamar pode ocorrer com o desenvolvimento de ações culturais, esportivas e turísticas, mantendo intacta a Mata Atlântica e todo o patrimônio natural da região. "

O Expresso Vida agradece a audiência e convida a todos a sintonizarem as ondas moduladas da Rádio Transmar para ouvir na próxima quarta feira mais um programa.
 
Roberto J. Pugliese
editor
Cidadão Honorário de Cananéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário