04 abril 2013

Gurguéia: Uma nova estrela na federação.


PROJETO PARA PLEBISCITO TRAMITA NO CONGRESSO NACIONAL


Continua tramitando o projeto de Lei Federal para que o Poder Judiciário promova um plebiscito no Estado do Piaui para que o povo vote a consulta plebiscitária sobre a criação do Estado da Gurgueia, na região sul do Estado.

Se aprovada a criação, hoje a região tem cerca de seiscentos mil habitantes espalhados por 87 municipios, numa área de aproximadamente 150 mil km2.

Aprovada sua criação é mais do que certo que sérios problemas sociais e econômicos daquele Estado e do novo Estado serão resolvidos. O Poder Público estará mais próximo.

Possivelmente Alvorada, um município no meio do território objeto do desmembramento será elevada à Capital. Sua localização fez com que Bom Jesus e Floriano não fossem aprovadas.

Não faltam fortes razões e argumentos plausíveis para se defender a criação do Estado do Gurgueia e um novo Piauí, com a “partilha” político-administrativa do território piauiense.

 

Assim também não faltam fortes razões para que outras regiões desse imenso país sejam desmembradas e constituídas em Estados ou territórios federais, de forma a levar o Poder Público mais próximo da população que exige cidadania.

 

Como é sabido o Expresso Vida apóia a iniciativa no sentido de desmembrar Gurgueia e outras regiões, entre as quais, apenas para salientar, Ribeira, Triangulo, Marajó, São Francisco etc etc etc...

 

Reforma territorial já !

Roberto J. Pugliese
Membro da Academia Itanhaense de Letras
Membro da Academia Eldoradense de Letras
www.pugliesegomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário