06 abril 2013

José Poy - Um grande goleiro.

 
A imagem acima é do ex goleiro e técnico de futebol José Poy. Nascido em Rosário, em 11 de Abril de 1926, na Argentina, jogou pelo Rosário Central e depois pelo São Paulo Futebol Clube até se aposentador como jogador.
 
É o terceiro jogador que mais vestiu a camisa tricolor com 565 jogos, durante 13 anos, sendo titular absoluto no período que se iniciou em 1948 quando foi contratado até receber o passe livre em 1962.
 
Há época que jogava no Brasil foi cogitado a se naturalizar para integrar a Seleção Brasileira.
 
Como treinador trabalhou no São Paulo, no XV de Jaú e na Portuguesa Desportos.
 
Faleceu em São Paulo em Fevereiro de 1996. Da Câmara Municipal dos Vereadores de Jaú recebeu o título de cidadão jauense.
 
A fotografia acima foi tirada no gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi, à época que estava completando 500 jogos pelo S. Paulo Futebol Clube, na manhã em que o editor do Expresso Vida, então com 11 anos de idade foi entrevistá-lo para a Revista Diversões Escolares da Editora Abril.
 
Mais do que um grande goleiro e um bom técnico de futebol é sabido que José Poy foi um ótimo cidadão, um desportista exemplar e grande amigo de seus colegas de profissão.

Roberto J. Pugliese
Membro da Academia Itanhaense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário