07 março 2015

Cananéia: Prepotencia para os pobres e subserviencia para os ricos.


MANSÕES PODEM. Ninguém incomoda.

 

Cananéia, Estancia balneária paulista que disputa com São Vicente a primazia de tratar-se da primeira cidade fundada em solo brasileiro, situada no litoral sul, junto à divisa do Paraná, é um município constituído por incontáveis ilhas, formando um aprazível arquipélago com várias praias, enseadas, manguezais ocupados por moradores tradicionais, caiçaras que habitam meandros da Mata Atlantica há séculos a mantendo preservada, como assim está preservada a mais autentica cultura tradicional do litoral paulista.
 
 
 
 
 
 

 Prevalece o verde no município e região que mesmo urbanizada, mantem-se livre de qualquer poluição. Berço de fauna exuberante, onde se encontram espalhados pelos diversos canais marítimos existentes o boto cinza, o jacaré de papo amarelo, o papagaio de cara roxa, o mico leão entre tantas e tantas raridades e espécies animais. As ostras ali produzidas, criadas naturalmente ao longo dos manguezais são apreciadas pela qualidade, reconhecidas pela origem que estampa marca de tradição.

 

Inúmeros parques e reservas se encontram no seu território, com destaque para o PEIC – Parque Estadual da Ilha do Cardoso, criado em 1962 em área pertencente à União, que abrange a ilha do mesmo nome e seu entorno.

 

A sede da Comarca e do município é a ilha de Cananéia, atualmente ligada ao continente por ponte construída com recursos municipais e inaugurada há pouco mais de 30 anos, situada na sua extremidade norte, no lugar onde o Mar de Irariaia é mais estreito, formando o canal espremido junto a Aroeira, na orla continental. São mais de 200 metros de vão.

 

Ao longo da estrada municipal que da ponte segue em direção ao sul para a sede municipal, são inúmeras as construções existentes em sítios tradicionais espalhados por bairros rurais também urbanizados. Sítios que pertencem ou pertenceram a caiçaras que constituem famílias tradicionais do município ou que foram transferidos para terceiros que ocupam esses imóveis para pequenas lavouras e recreios junto ao canal leste ou oeste da ilha.

 

Sítios e chácaras preservadas com a cobertura vegetal original na maioria de seus espaços, nas quais construções humildes e simples abrigam pessoas interessadas apenas nas arvores frutíferas naturais, rama, mandioca e criações para o próprio consumo. Alguns bares e empórios insignificantes, onde se encontram peixes e ostras frescas à venda; cachaça envasada com folhas de cataia, as tradicionais mesas de bilhares... Nada que possa agredir o meio ambiente, salvo os pequenos arranhões típicos da presença humana. O Vale do Ribeira no seu todo continua ambientalmente impoluto.

 

Na cidade, ao longo do Mar de Cananéia, o canal que separa a Ilha Comprida da Ilha de Cananéia, onde outrora fora o aeroporto municipal, o Retiro das Caravelas é o loteamento eletizado, que abriga a fina flor do bom gosto que frequenta a histórica cidade. Nele foram construídos hotéis e pousadas, casas erguidas pela classe media alta local, por turistas e  investidores.Nos últimos 30 anos, as vias principais foram asfaltadas, e são inúmeras as mansões e garagens náuticas erguidas à beira mar. Até posto de combustível náutico e heliponto o nobre loteamento dispõe, já que proprietários de iates e pessoas de alto poder aquisitivo, que mantem palacetes para usufruírem nos finais de semana e feriados prolongados se valem desses serviços.

 

Industriais e comerciantes de peso da paulicea, do interior do Estado, do Paraná entre outros cantos, mantém suas casas de finais de semana, compartilhando o lazer com renomados profissionais liberais da medicina, da advocacia e outras atividades, inclusive empresariais.Palacetes e mansões soberbas de alto luxo se espalham pelo requintado loteamento.

 

A violência jurídica no bairro é claramente perceptível aos que são atentos. Junto à orla do mar no projeto de loteamento foi previsto a abertura de avenida que daria continuidade à avenida Beira Mar, logradouro que se inicia na Praça Martim Afonso de Souza e segue em direção norte ladeando o canal. No entanto, os proprietários de imóveis junto a orla do bairro, nessa área pública, projetada e constante dos registros de loteamento e arquivos da prefeitura, sem qualquer pudor ergueram garagens náuticas para suas lanchas, construíram piscinas, trapiches e deprezando as limitações de seus lotes, avançam nos terrenos de marinha e na avenida projetada. Areas públicas privatizadas a revelia de qualquer autoridade que sempre fez vistas grossas.

 

Grileiros de terras públicas que ocupam terrenos da municipalidade e da União ignorando leis e posturas devidas a toda sociedade.

 

O centro da cidade, de outra parte, é cortado pelo Piranga, um filete  ou córrego de águas salobras que parte do brejo existente nas imediações do cemitério e segue tortuoso em direção ao rio Olaria onde deságua. Trata-se de vertedouro natural que brinda a cidade captando as águas dos baixios e as encaminhando para o mar, fazendo com que o entorno se firme em terra seca.

 

No final dos anos LXX do século passado, à época da construção da ponte General Euclides Figueiro aludida acima, nas proximidades da Igreja Católica Matriz da Paróquia de São João Batista, no baixio lamacento que encharcava a orla do Corrego Piranga, próximo a sua foz, a prefeitura municipal que promovia ação discriminatória para legalizar as terras devolutas municipais, alienou todo aquele brejo, onde atualmente, se encontra erguida construção na qual se explora pequeno centro de vendas, com restaurante e estação rodoviária entre outra lojas.Ao lado a grande beneficiadora de pescados, que industrializa produtos do mar, se instalou e se encontra funcionando há décadas.

 

Crime ambiental oficial nunca apurado.

 

Os proprietários da  industria e do centro comercial aterraram  o brejo, canalizaram o corrego e ignoraram as restrições urbanísticas e ambientais adequadas ao desenvolvimento sustentável, obtendo todos os carimbos das repartições públicas que foram necessários para implantação do empreendimento comercial.

 

No PEIC, são incontáveis as pousadas, acampamentos e empórios explorados pelos caiçaras naturais ou que imigraram e por lá se estabeleceram. No entanto, autorizados que estão pela administração coletiva do Parque, não conseguem oficializar seus empreendimentos pois a Prefeitura nega a concessão de alvarás, impedindo assim que tenham cadastros fiscais no município, estado e união.

 

Há anos essa luta. Há anos que sobrevivem explorando o comercio cuja receita fiscal é renunciada pelas autoridades competentes. Há anos as autoridades públicas ignoram a situação ilegal desses pontos comerciais que não estão registrados nos cadastros fiscais.

 

Cananéia reflete de modo apertado o que vem ocorrendo no país. Hoje, ao longo da Estrada da Ponte, como é conhecida a rodovia municipal José Herculano Rosa acima apontada, tramitam no fôro local diversas ações demolitórias para que os proprietários de bares, empórios e pequenos sítios derrubem suas construções humildes e reconstituam a flora natural já harmonizada há décadas. São condenados por violarem a legislação posterior às suas ocupações.

 

Um hotel e seus equipamentos e acessórios está no rol dos imóveis condenados e assim também o prédio de cooperativa de ostricultores administrada por descendentes de quilombolas, que anos atrás foi inaugurado solenemente pelo ministro do meio ambiente.....

 

Proprietários e posseiros desses imóveis são acionados e respondem ações civis públicas e sofrem inquéritos penais acusados de agredirem o meio ambiente. Perplexidade inexplicável para ilhéus que sempre preservaram o eco sistema local.

 

De outra parte, as construções irregulares do Retiro das Caravelas, de propriedade de granfinos são ignorados. Mais do que se encontrarem pendurados na orla oceânica, ocupam espaço público destinado à avenida projetada. Assim como a violência que se deu sobre o córrego Piranga com as construções referidas e o silencio de quem deveria agir se perpetua. Ninguém ousa agir contra o poder econômico instalado à revelia da legislação.

 

E a renúncia fiscal oficializada pelas autoridades públicas que se negam a reconhecer as atividades comerciais em atividades há mais de 30 anos na Ilha do Cardoso, também são ignoradas. Ninguém denuncia, reclama ou ultima medidas para regularizar. Não se discute e mantem-se a situação ilegal como se legal fosse mante-la.

 

Cananéia é uma pipeta do que é ó país. É um laboratório que mostra como o país se encontra oficialmente sem norte. Revela a distancia existente entre os anceios da sociedade e as ações do estado. O quanto prevalece a demagogia e a impunidade dos que detem poder econômico e político. E assim o descrédito popular nas instituições só promove a desconfiança e a insegurança jurídica, afastando as pessoas anônimas de investimentos que poderiam estar promovendo o desenvolvimento sustentável do lugar.

 

Falta autoridade para cumprir a lei também para os poderosos.Sobra autoridade para exigir dos fracos e dos anônimos.

 

É preciso mudar.

 

Roberto J. Pugliese
Autor de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos. Letras Jurídicas, 2009.
Vereador à Câmara Municipal da Estância de Cananéia em 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário