26 outubro 2018

Carta Aberta pela Democracia


" CARTA ABERTA AOS AMIGOS DE CANANÉIA E DO LITORAL SUL DE SÃO PAULO "

Prezados amigos de Cananéia,

Saudações.

 Numa tacada inicial quero deixar claro que não sou filiado e sequer tenho vínculos ou grande simpatia pelo Partido dos Trabalhadores. Tão pouco sou comunista.
 

 
Justifico que não me qualifico como trabalhador dentro da  organização social, por ser profissional liberal, não ser empregado, não depender de carteira de trabalho e fundo de garantia e não me sentir representado, neste segmento, pelo PT.
 
O PT não me representa há muitos anos.
 
De outra parte, ao longo da vida, fruto de meu trabalho no exercício de diversas atividades que cumpri, e ainda cumpro, ministrando palestras, lecionando, advogando especialmente para pobres e desvalidos e pequenos empresários, adquiri alguns poucos bens e fiz alguns investimentos que me permitem ser considerado um capitalista de pequeno ou ínfimo porte. Me incluem na elite financeira medíocre.
 
Daí, não ter porque, nesse crepúsculo de vida, ser comunista ou abraçar a causa marxista em suas diversas expressões sócio econômicas. Nem tenho mais tempo para devaneios dessa ordem.
 
No entanto, nessa  conjuntura política, social, economica e cultural que se apresenta, salientando-se mais um embate plebicitário que ideológico, me vejo diante da opção menos cruel para o meu país. Até porque, na alma e na essência do meu coração, construído ao longo do tempo, das lições paternas e universitárias, sou democrata e defensor de direitos humanos, pregando a palavra de Jesus Cristo interpretada à luz da sábia teologia da libertação.
 
Daí, vir diante de todos os conhecidos de Cananéia, cidade que estimo e tenho muita querência e prezo, assim também dos demais amigos também queridos de todo o litoral paulista, mostrar sem delongas que votar no Partido dos Trabalhadores nesse II turno das eleições presidenciais é evitar a catástrofe anunciada.
 
Os pobres e os desvalidos, em tanta quantidade que existem, espalhados pelos cantos rurais e urbanos do país, especialmente no litoral paulista, serão esmagados pelo Capitão candidato a presidente.
 
Em pouco tempo, o SUS com todos os defeitos será um projeto esquecido. As creches serão à distancia e, não existirão mais financiamentos para o ensino dos pobres em escolas particulares e as universidades públicas serão pagas.
 
O dinheiro abastecerá bancos e limitará o acesso aos assalariados e aos que vivem de bico, inclusive pescadores artesanais e rurícolas da Mata Atlântica.
 
O PT teve erros. Muitos erros. Inclusive em seus quadros e com aliados, terem a vergonha da condenação criminal e estarem gradeados nas penitenciarias pagando por erros no exercício do poder político.
 
O PT tem a pecha de ser um quadrilha. Ruím. Péssimo.
 
Mas atentem-se: O capitão de Xiririca, o outro candidato, descaracterizará a soberania brasileira, dando continuidade ao projeto de entregar empresas brasileiras e bens naturais aos interesses de outros países. E como se não bastasse, ignorar o clamor social da maioria da população.
 
Não podemos apostar. Não irá dar certo.
O Brasil é um Estado Soberano com vocação para brilhar e comandar o mundo. Não pode se submeter ao deboche de um militar truculento, que ignora os menos favorecidos, não aceita os desiguais e os que pensam diferente. Um militar fracassado que vai entregar o país para o capital internacional explorar sem freios a população, beneficiando apenas os privilegiados e elitizados.
 
Enfim, Cananéia e seu povo precisa mais do PT, nesse momento difícil que estamos passando, do que os privilegiados que irão se beneficiar com a concentração de renda exacerbada própria do neoliberalismo que será implantado.
 
Enfim, pensando nos menos favorecidos, serve essa carta virtual para pedir que votem no Haddad, ainda que sob críticas, como eu irei votar em homenagem a defesa do meu país e dos meus compatriotas.
 
Abraços

Roberto J. Pugliese
editor.
Cidadão honorário de Cananéia. 

6 comentários:

  1. Entendi! É melhor votar no corrupto que tem 32 processos na justiça. Entre eles, processos por corrupção, lavagem de dinheiro, caixa 2 em campanha e, pasme, formação de quadrilha. Isso sim quem exercer a democracia. Democracia só é boa quando está do lado que você acha que é melhor né? Aquele velho engodo progressista que acha que é o dono dos negros, dos gays e dos pobres. Va catar coquinho meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a revolta de milhões de brasleiros. Mas ladrão colocamos na cadeia, valendo-se das regras democráticas. Ditador não.

      Excluir
  2. Sim , estamos juntos .
    Haddad 13 com certeza

    ResponderExcluir
  3. Partilho deste mesmo pensamento...e sentimento, padrinho! Obrigada por usar sua sabedoria e inteligência a favor do bem comum! :)

    ResponderExcluir