16 dezembro 2012

Dia do Caiçara -( projeto na pauta )


Dia do Caiçara.

Em reunião que se deu em Setembro último, com Luciano Cascione, diretor executivo da AGEM - Agência Metropolitana da Baixada Santista e Marcelo Del Bosco, vice-presidente da Câmara Municipal de Santos, Márcio Barreto consolida as bases para o projeto de lei que visa a implantação do "Dia do Caiçara" nos municípios da região.

Segundo Del Bosco "o projeto chancela a importância da formação identitária caiçara para a Baixada Santista e para o Brasil". Cascione acrescenta que "após aprovado pelos municípios, o projeto será desdobrado para o âmbito estadual".

Márcio Barreto destaca que "o poder público tem se mostrado aberto as justas reinvindicações que nascem do anseio por um identidade soberana, que una a cultura, a educação e o turismo, alavancando a região rumo à uma cidadania plena".

Discutiu-se também a expectativa referente ao crescimento que a região passará com o Pré-Sal, ressaltando-se a necessidade de uma justa divisão de riquezas através do fortalecimento da cultura.

Importante ressaltar que caiçara, trata-se de população tradicional de região delimitada entre o sul do litoral fluminense e o norte do litoral paranaense. Os demais moradores e naturais da orla brasileira não são considerados caiçaras.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
Autor de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos, Letras Jurídicas.
Membro da Academia Itanhaense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário