15 dezembro 2012

SPFC: CAMPEÃO INVICTO 2012 !


Grandeza do clube mais querido da cidade: SPFC !

Falar do clube mais querido da cidade não é dificil, mas cansativo, pois sua história é grandiosa, mesmo com apenas 77 anos de vida. Vejamos quantas e quantas glórias carregam suas quase 8 décadas de vida:
O São Paulo Futebol Clube tem o maior estádio particular do país, que durante muitas décadas foi o maior do mundo. Tem centro de treinamento em Cotia, na região metropolitana, e na beira da Represa, que usa para amadores e mantém moderno centro para os profissionais no bairro da Barra Funda, também na capital. Também possui o Reffis, centro de recuperação de lesões específicas, com a melhor estrutura do país.

Quanto ao plantel, tem o melhor goleiro goleador do mundo, Rogério Ceni, que dispensa apresentações. Atualmente já completou 23 anos no clube.
Agora, tendo conquistado a Copa Sul Americana de forma invicta, após 4 anos sem títulos, o clube voltará a disputar a Copa Libertadores da América e poderá até representar a América do Sul no torneio da FIFA no final do ano. Independente, no entanto, já irá disputar no Japão um torneio contra o Kashima Antlers e a Recopa Sul Americana contra o Small Club.

Em 2013 também irá disputar novamente a Copa Sul Americana.
Com a vitória contra o Tigres, que fugiu de campo, totaliza 41ª. conquistas oficiais, o que lhe dá um titulo a cada dois anos.

Comparado com os rivais é o que tem maior galeria de vitórias: O mais novo entre os quatro grandes de São Paulo tem igual numero de títulos que o Palmeiras, fundado em 1914; o Santos de 1912, tem 44 e o Corinthians  tem 43 em seus 112 anos de vida. Proporcionalmente o São Paulo é o maior campeão.
Com tantos títulos, entre os títulos internacionais oficiais, destacam-se as 3 copas Libertadores e os 3 campeonatos mundiais de clubes. E assim, está bem melhor que seus rivais, pois enquanto tem 12 títulos, o Santos tem 8, o Cruzeiro, 7 e o Internacional 6. Os clubes do Rio de Janeiro, na verdade só tem é papo. Muito papo e dívidas...

Já se ajuntar os títulos de torneios não oficiais então, serão 60 conquistas, como colocado no blog postado ainda Dezembro. ( http://vidaexpressovida.blogspot.com.br/2012/12/sao-paulo-futebol-clubetrajetoria-de.html )
Enfim, o torcedor desse grande clube tem que ser ufanista. Bater no peito e gritar: Viva o São Paulo, campeão invicto da Copa Sul Americana de 2012.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
MEMBRO DA ACADEMIA ITANHAENSE DE LETRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário