16 março 2013

Lembranças da TV Excelsior canal 9 de São Paulo.

 
 
 
 
 
 
O Expresso Vida apresenta tres tapes extraídos do www.youtoube.com  que faz referencia à Televisão Excelsior, canal 9 de São Paulo e canal 2 do Rio de Janeiro.
 
A primeira, é a vedete Jacqueline Mirna que participava ativamente dos musicais da emissora. Rumena, com sotaque frances, não mora mais no país. Era à época muito badalada como mulher.
 
A segunda, é um grupo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão ( FAUM ) que faz uma apresentação, lembrando um dos quadros do musical Times Squaere, da aludida Tv.
 
A última, é o referido musical, que semanalmente ia ao ar em São Paulo e era reapresentado no Rio de Janeiro através de video tape, já que àquela época não havia condições técnicas, por satélite ou micro ondas para que  a programação fosse ao vivo além dos 70 km, sem torre para repetição.
 
A TV Excelsior, do empresário brasileiro Mário W. Simonsen, proprietário da Panair do Brasil e de diversas empresas, inclusive da Comel, a maior processadora de café soluvel genuinamente brasileira, apoiou Jango Goulart na época do golpe dos militares e, com isso foi duramente perseguido pela ditadura que, também instagado pela CIA, não queria uma empresa de café soluvel brasileira fazendo concorrencia com produtos de origem suiça ou americana.
 
A sua emissora de televisão era moderna e arrojada, foi inaugurada em São Paulo em 1960 e foi cassada pelos militares em 1970.
 
Simonse foi paulatinamente perdendo suas empresas. Nasceu em Santos, Sp e faleceu em Paris, um mes após a ditadura decretar a falencia da Painer do Brasil a maior empresa de aviação brasileira.
 
A TV Excelsior é um dos grandes exemplos da violencia sofrida pelo país pelos militares que subjugados à interesses internacionais, impuseram durante anos, a vontade do grande império norte americano e de interesses do primeiro mundo, calando o povo brasileiro e suas iniciativas, de todos os modos e forma.
 
O Expresso Vida sugere divulgar essa publicação.

Roberto J. Pugliese
pugliese@aasp.org.br
www.pugliesegomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário