Rodovia
Mário Covas pulou o Paraná !
A Br101, a rodovia mais extensa do país, que acompanha o
litoral brasileiro desde São José do
Norte, próximo a Rio Grande, no Rio Grande do Sul, até Touros, no litoral do
Rio Grande do Norte, acompanha a orla brasileira de norte a sul. O projeto da
rodovia prevê atravessar 12 Estados, ora junto à costa, próximo a praias, como
na região de Barra Velha, em Santa Catarina, ora há mais de 10 km. do mar, como
no sul do Espírito Santo.
No entanto, desde Garuva, em Santa Catarina, até Ubatuba, no
Estado de São Paulo, a rodovia não foi construída. Em São Paulo, são menos de
40 km, desde a divisa com o Rio de Janeiro, posto que a estrada que de Ubatuba
segue até Peruíbe acompanhando o litoral paulista é estadual e desta cidade até
a divisa do Paraná, não há estrada costeando o litoral sul paulista.
A ligação entre Itapitangui, bairro continental de Cananéia,
até o Ariri, é uma precária estrada de terra, construída à época do Governo do
Laudo Natel pela extinta Sudelpa.No Paraná, as rodovias que atravessam o
litoral são igualmente estaduais.
Agora, o governador paranaense determinou fosse elaborado
estudo ambiental para construção da rodovia, desde Guaratuba, até Peruíbe, em
São Paulo, a pedido do governador paulista. Gentilezas entre tucanos vizinhos.
Um absurdo contra os interesses de ambos os estados a falta
da rodovia nesses dois litorais. E omissão gritante de seus representantes,
senadores e deputados que nunca foram ao governo federal exigir a construção da
rodovia nesses lugares.
Agora, no Paraná se discute também a construção da ponte
sobre a baia de Guaratuba, de modo a dispensar-se os serviços de balsas, que
além caro é muito mal gerenciado, trazendo muitas reclamações dos usuários e
bastante dinheiro para o concessionário.
A iniciativa do governador do Paraná é ótima e trará uma
nova dinâmica desenvolvimentista para todo o litoral. Para S. Paulo,
notadamente na região de Cananéia, Iguape e Jureia idem.
Tomara que as medidas saiam do papel e se tornem realidade.
O Expresso Vida apóia e se solidariza para que esse fim se
realize o quanto antes. Guaraqueçaba, Ariri e toda a região caiçara indicada
precisa da estrada, que se tornará mais uma opção rodoviária entre o centro
econômico do país e o sul e outros países sócios do Mercosul.
Vamos acompanhar de perto e exigir pressa.
Roberto J. Pugliese
pugliese@pugliesegomes.com.brmembro da Academia Eldoradense de Letras
membro da Academia Itanhaense de Letras
( Fonte - Correio do Litoral, de Guaratuba )
Nenhum comentário:
Postar um comentário