BOLÍVIA INGRESSA NA JUSTIÇA CONTRA O CHILE
A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, aceitou a demanda boliviana contra o Chile por uma saída soberana ao Oceano Pacífico.
A Bolívia nunca escondeu seu desejo de ter acesso ao oceano, que perdeu na guerra que teve contra o Chile, quando cedeu ao vencedor, 400 km. de litoral, aproximadamente correspondente a orla cearense, e cerca de 120 mil Km2, área superior ao Estado de Santa Catarina
A demanda em Haia foi apresentada no dia 24 de Abril último. Antes, durante a Presidência da chilena Michelle Bachelet (2006-2010), foram iniciadas negociações com Evo Morales sobre o assunto. Desde a posse do atual presidente, Sebastián Piñera, porém, o diálogo foi interrompido.
O desenvolvimento do país mais pobre da América do Sul depende de saída para o oceano segundo suas mais altas autoridades e nessa busca, de forma civilizada, estão buscando recuperar o que perderam na Guerra do Pacífico.
O pedido formulado perante a Corte de Haia revela por parte do governo boliviano a sensibilidade democrática de resolver pela diplomacia seus problemas internacionais. Que sirva de lição aos grandes da Europa e das Américas e aos totalitários da Asia...
Por oportuno, o Expresso Vida lembra que o Tibet está ocupado pela China, desde 1959 !
Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.brMembro da Academia Eldoradense de Letras
Advogado sócio de Pugliese e Gomes Advocacia
Autor de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário