05 agosto 2014

Cananeia, 483 anos. Parabéns !


CANANÉIA: Feliz aniversário!

 

Agosto é mês de festa em Cananéia, comprovadamente  o povoado mais antigo do país, que comemora dia 12 de Agosto seu aniversário e 15 de Agosto a festa de Nossa Senhora Conceição com a tradicional procissão marítima.

 

Formado por inúmeras ilhas e ilhotas espalhadas pela costa do litoral sul do Estado de São Paulo, sua população de quase 14 mil habitantes tem no centro urbano um pouco mais de 8 mil pessoas. Seus inúmeros aglomerados  dispersos pela zona rural continental e no Lagamar tem na pesca e na exploração do turismo a principal fonte de sua economia.

 

A Cidade Ilustre do Brasil, berço da civilização brasileira, foi o domicilio do Bacharel de Cananéia, castelhano que chegou antes de Cabral aportar  na costa baiana e teve grande influencia política em toda a costa sul brasileira.

 

Nos últimos anos entretando a cidade não tem muito que comemorar, pois em razão de seguidas péssimas administração, no todo o município continua  abandonado, esquecido e empobrecido, a despeito de toda a pontencialidade econômica e condições para o desenvolvimento sustentável que apresenta.

 

Encravada no Lagamar integra o mosaico de preservação ambiental sendo sede de diversos parques estaduais que, sem o gerenciamente adequado, diversamente ao proposto não promovem os recursos previstos e inibem o progresso da cidade, sem que com esse sacrifício a proteção ambiental se complete como deveria.

 

Sem muito lero-lero é oportuno lastimar que suas autoridades ignorem o potencial cultural local, a ponto de sua biblioteca e o museu municipal estarem em completo abandono.

 

Insta salientar que a história heróica vivida pelo povo do distrito do Ariri no início do século passado deveria ser amplamente divulgada, para que não viesse ser esquecida como vem ocorrendo ao longo do tempo e principalmente por ser motivo de orgulho.

 

Do mesmo modo a participação dos seus habitantes durante à Revolução Constitucionalista, visto os singelos, porém importantes atos de bravura que deveriam ser divulgados para servirem de exemplo aos jovens de hoje e de amanhã.

 

Por ser uma cidade histórica, cuja origem é anterior ao período Colonial, essa condição já permite a exploração do turismo cultural, com a presença de pesquisadores, estudiosos, historiadores interessados em desenvolver seus trabalhos acadêmicos e científicos, rendendo assim resultados econômicos que estão atualmente dispersos.

 

Nessa data é importante que os seus habitantes e visitantes bradem em protestos para que haja mudanças radicais no comportamento de suas autoridades, na maioria relapsa e sem a mínima condição de gerirem os interesses públicos para a sociedade cansada e sofrida.

 

Enfim, a população da cidade sofre pela incompetência e descaso das autoridades locais e se não tomarem medidas enérgicas a situação que se constata hoje não será alterada.

 

Roberto J. Pugliese
( foi vereador à Camara Municipal da Estancia Balnearia  de Cananéia, em 1983 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário