16 dezembro 2014

Cananéia e o turismo comunitário. Geração de renda e cultura.


Turismo Comunitário


 

A Rede Caiçara de Turismo Comunitário trata-se de empreendimento econômico solidário que faz parte de um projeto maior de grande projeção e objetivos culturais. O Projeto Rede de Empreendimentos Comunitários, patrocinado pela Petrobrás, que busca utilizar o turismo sustentável como  prática para as comunidades tradicionais locais, buscando geração de renda e conservação da cultura caiçara.









 

Essa rede tem atuado em Cananéia, no litoral sul de São Paulo, visitando diversas comunidades espalhadas pelo interior e pelas ilhas do município.

 

Já estiveram em lugares como a Ilha do Cardoso, no Pereirinha, Enseada da Baleia e Marujá e no interior,  no sítio Bela Vista, no Rio Branco e outras comunidades isoladas. Levaram já diversas turmas de alunos vindos de inúmeras cidades do interior paulista e também da Capital.

 

O turismo comunitário a par de apoiar o turismo nessas comunidades locais também incentiva e desenvolve a cultura caiçara valorizando bastante a tradição cultural dessas sociedades nem sempre tuteladas de forma eficaz pelos Poderes Públicos. Trata-se de turismo educativo. Merece ser divulgado e ampliado.

 

Roberto J. Pugliese
autor de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos, 2009 – Letras Jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário