Assistindo uma entrevista do candidato à presidência da República, ex governador de São Paulo por diversas gestões, Geraldo Alckmin do PSDB ouvi que ele foi enfático em afirmar que irá recuperar o rio São Francisco.Realmente uma necessidade, pois o rio é realmente o rio da integração nacional e pode ser muito útil, como foi outrora, servindo aos ribeirinhos com seus peixes e via fluvial de transporte de carga e passageiro entre outras utilidades para à sociedade.
O presidenciável afirmou alto e em bom som da necessidade de tratar o esgoto, recuperar as matas ciliares, aprofundar seu leito e uma porção de outras medidas realmente necessárias. Me veio à lembrança, no entanto, que durante tantos anos à frente do governo do Estado de São Paulo, agiu de forma totalmente distinta em relação aos rios paulistas e suas bacias hídricas.
O rio Ribeira por exemplo, é mais do que sabido que está assoreando pelas ações nefastas de seus ribeirinhos. Bananicultores invadiram e destruíram as matas de sua orla e as autoridades não ultimam medidas para evitar a tragédia anunciada há anos.
Os esgotos das cidades do Vale do Paraíba praticamente mataram a vida vegetal e animal do Rio Paraíba do Sul. Esgotos industriais e residências despejados desde a cabeceira estão impedindo em alguns lugares a coleta da água para abastecimento das cidades.
O rio Mogi praticamente secou. Não há mais peixes. Cachoeira das Emas, em Pirassununga,que já teve inclusive uma pequena usina hidroelétrica importa peixes da Amazônia para abastecer os restaurantes ao redor.
O rio Piracicaba também secou em razão dos esgotos não tratados e da mata ciliar invadida pelas cidades. E o governo finge que não sabe. Governo que está no comando do Estado há vinte anos ou mais...
E o rio Tiete? O que falar da poluição em Santana do Parnaíba que o deixa cheio de espumas brancas flutuando e algumas bolhas vagando pela cidade... E a travessia pela região metropolitana de São Paulo que é foco de mosquitos e outros peçonhentos... Para ele não existe o Tiete, que poderia se espelhar no Tâmisa ou em tantos outros cursos urbanos, para servir de meio de transporte, turismo e lazer...
Enfim, os exemplos são inúmeros. Como acreditar que irá recuperar os 4 mil quilômetros de São Francisco se não moveu uma palha em favor dos rios que cortam o seu Estado e, o que é pior, atravessa Pindamonhangaba, sua cidade natal...
Por oportuno, vale lembrar também que prometeu construir um túnel ligando Santos ao Guarujá, em continuação ao elevado que da via Anchieta seguirá até o canal do porto de Santos. Prometeu e não cumpriu. ( sic https://vidaexpressovida.blogspot.com/2011/12/tunel-santos-guaruja-lancado-o-edital.html )
Também deve ser lembrado que prometeu trazer para a cidade de Cananeia transatlânticos e turismo internacional, recuperando a baia de Trapandé e a barra para que esses navios pudessem alcançar a cidade. Prometeu. ( sic https://vidaexpressovida.blogspot.com/2011/12/transatlanticos-em-cananeia-sp.html )
Enfim, não haverá espaço suficiente para tanta promessa não cumprida. Particularmente espero, e o Expresso Vida e seu Conselho Editorial, formado pela inspiração em dignos cidadãos brasileiros, também espera que os eleitores lembrem dessas mentiras e de sua cara de pau.
Roberto J. Pugliese
editor.
www.puglieseadvogados.com.br
autor de O Caminho das Ostras, Editora Multifoco, 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário