30 dezembro 2011

Túnel Santos - Guarujá - Lançado o edital

A cidade de Santos, na ilha de São Vicente, no centro do litoral de São Paulo, abriga o maior porto marítimo do hemisfério sul com grande movimentação economica de repercursão indelevel. A mesma ilha e região abriga igualmente um dos pontos turísticos de grande relevancia no cenário nacional e internacional, com diversas cidades da região metropolitana preparadas e estruturadas para a exploração economica do turismo.

Junto à cidade de Santos, na ilha de Santo Amaro, a elegante cidade do Guarujá, que outrora abrigou a mais fina flor da elite paulista como centro de lazer e turismo, é acessada através de ferry boats ou pela rodovia que de Cubatão se dirige a sede do aludido municipio, cortando o canal através de ponte, estruturada para que os grandes navios possam cruzá-la com destino a área portuária sempre em expansão.

Reivindicação histórica da população do arquipelago e de um modo geral de São Paulo é a ligação de Santos ao Guarujá através de ponte ou túnel.

Agora no final do ano, o governo de São Paulo lançou o edital para a construção do túnel que fará a ligação da cidade de Santos, próximo a região portuária, atravessando o canal de acesso ao porto, até o distrito de Vicente de Carvalho, na ilha de Santo Amaro. Não será construído ponte, posto que a base aerea de Guarujá, impede a sua construção.

A noticia por um lado é muito boa pois fomenta o turismo e o comercio regional. Por outro, se for lembrado que o Estado de São Paulo tem deficiencias sociais estruturais, nas areas de educação, saúde, habitação entre outras, talvez o investimento propostos não seja oportuno.

Roberto J. Pugliese

Nenhum comentário:

Postar um comentário