A cidade de Santos, na ilha de São Vicente, no centro do litoral de São Paulo, abriga o maior porto marítimo do hemisfério sul com grande movimentação economica de repercursão indelevel. A mesma ilha e região abriga igualmente um dos pontos turísticos de grande relevancia no cenário nacional e internacional, com diversas cidades da região metropolitana preparadas e estruturadas para a exploração economica do turismo.
Junto à cidade de Santos, na ilha de Santo Amaro, a elegante cidade do Guarujá, que outrora abrigou a mais fina flor da elite paulista como centro de lazer e turismo, é acessada através de ferry boats ou pela rodovia que de Cubatão se dirige a sede do aludido municipio, cortando o canal através de ponte, estruturada para que os grandes navios possam cruzá-la com destino a área portuária sempre em expansão.
Reivindicação histórica da população do arquipelago e de um modo geral de São Paulo é a ligação de Santos ao Guarujá através de ponte ou túnel.
Agora no final do ano, o governo de São Paulo lançou o edital para a construção do túnel que fará a ligação da cidade de Santos, próximo a região portuária, atravessando o canal de acesso ao porto, até o distrito de Vicente de Carvalho, na ilha de Santo Amaro. Não será construído ponte, posto que a base aerea de Guarujá, impede a sua construção.
A noticia por um lado é muito boa pois fomenta o turismo e o comercio regional. Por outro, se for lembrado que o Estado de São Paulo tem deficiencias sociais estruturais, nas areas de educação, saúde, habitação entre outras, talvez o investimento propostos não seja oportuno.
Roberto J. Pugliese
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
30 dezembro 2011
Túnel Santos - Guarujá - Lançado o edital
Advogado, paulistano, professor de direito, defensor de direitos humanos. Bacharel pela PUC -SP em 1974, pós graduado em Direito Notarial, Registros Públicos e Educação Ambiental. Defensor de quilombolas, caiçaras, indígenas, pescadores artesanais... Edita o Expresso Vida.
Autor de diversos livros jurídicos.São incontáveis os artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, jornais etc. Integra a Academia Eldoradense de Letras,Academia Itanhaense de Letras. Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras. Integra o Instituto dos Advogados de Santa Catarina. É presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-Sc. Consultor nacional da Comissão de Direito Notarial e Registraria do Conselho Federal da OAB.Foi presidente por dois mandatos da OAB-TO - Gurupi. Sócio desde 1983 do Lions Clube Internacional. Diretor de Opinião da Associação Comercial de Florianópolis. Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. CIDADÃO HONORÁRIO DA ESTANCIA DE CANANÉIA, SP.
www.pugliesegomes.com.br
Residente em Florianópolis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário