13 setembro 2018

Rádio Transmar - Expresso Vida - Programa nº0 2

RÁDIO TRANSMAR TRANSMITE O PROGRAMA EXPRESSO VIDA - 12 DE SETEMBRO, 2018.

 
 
A Rádio Transmar de Cananéia, transmitiu em FM e pela rede mundial de computadores o 2º programa Expresso Vida. Segue o texto do programa.
 
"
Programa nº02- 

DISTINTOS OUVINTES, saúde, justiça e paz, eu sou Roberto José Pugliese, cidadão honorário de Cananéia, e o programa de hoje é dedicado a Benedito Calixto de Jesus, nascido na histórica Conceição de Itanhaém, artista plástico e historiador e irá abordar o drama dos habitantes dos lugares isolados no Lagamar de Cananéia.

Nos últimos tempos em homenagem ao meio ambiente e a ecologia, Cananéia e outras tantas cidades do Vale do Ribeira e do litoral foram brindadas com a criação de inúmeros parques e áreas objeto de proteção ambiental.

Um fenômeno imposto de cima para baixo pelas autoridades públicas brasileiras, em atenção a acordos internacionais, que pelo país à fora tem causado inúmeros aborrecimentos a parte considerável da população brasileira, especialmente os mais frágeis e anônimos rurícolas espalhados pela orla coberta pela Mata Atlântica.

Repentinamente o caiçara que habitava as ilhas do Lagamar ou a orla das praias desertas foi castrado do exercício jurídico de suas posses nas quais habitavam tradicionalmente. Sítios herdados dos primeiros colonizadores do sul do Estado de São Paulo, nos quais tiravam o sustento próprio e de seus familiares, de modo comprovadamente sustentável por várias gerações.  Sítios até então economicamente produtivos de modo sustentáveis que tornaram-se áreas destinadas à preservação, nas quais, a legislação impede a exploração econômica.

O homem da floresta perdeu a propriedade e a dignidade. Incontáveis imóveis até então produtivos, os mais antigos ainda se lembram, nos quais engenhos de farinha,  engenhos de açúcar, com pequenas criações para o consumo familiar, bananais restritos, entre outras culturas, foram decretados áreas impróprias para serem cultivadas transformando repentinamente esses senhores e suas famílias, em nômades perdidos em cantos das periferias das  cidades.

A posse jurídica desses imóveis até então na mão de lavradores aculturados nos rincões e grotas perdidas, foram expropriadas e, sem alternativas, obrigou o deslocamento de famílias para os centro urbanos, inchando as periferias empobrecidas.

O caiçara de Cananéia atualmente é encontrado nos bairros distantes de Registro, de Paranaguá, de Curitiba e outras cidades que nada se assemelham as próprias origens nas orlas dos manguezais.

Que tristeza.

Repentinamente famílias se tornaram invasores de seus próprios sítios, a maioria deles herdados de pais, avós, bisavos... e penalizados, muitos dos habitantes foram despejados à força sem quaisquer direitos. E os poucos que resistiram, permanecem perdidos nos sítios que já não são mais seus, sem condições de desenvolver as plantações e criações de outrora e pressionados a se deslocarem, já que na maioria deles, não há energia elétrica, estrada ou qualquer beneficiamento promovido pelos Poderes Públicos.

Escolas Agrupadas Rurais foram fechadas. Postos de Saúde, então, nem pensar. Nos tempos atuais do mundo eletrônico, cibernético em que temos tudo pela internet, como viver sem energia elétrica, proibida nessas terras objeto de preservações ambientais.

Enfim, situação inóspita incentivadora à imigração, obrigando os campezinos transformarem-se em urbanos, sem qualquer ajuda ou incentivo a integração.

Lamentável

O Expresso Vida lamenta profundamente o que ocorre no Vale do Ribeira, uma área geográfica sempre preservada  de modo natural através dos tempos, sendo explorada ao longo do tempo e agora, aparentemente destinada a reserva de mercado para pessoas que no futuro irão ocupá-las, valendo-se de artimanhas tão sabidas e conhecidas, promovidas nos bastidores dos legislativos e outros poderes públicos.

Merece profunda reflexão e medidas imediatas na tentativa de reverter o que testemunhamos. "

O Expresso Vida agradece a audiência e convida a todos a sintonizarem as ondas moduladas da Rádio Transmar para ouvir o programa nº03 na próxima quarta feira.

Roberto J. Pugliese
editor
www.puglieseadvogados.com.br
Cidadão honorário de Cananéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário