08 setembro 2012

Prestigiem o Espaço Cultural Pés no Chão !


O Expresso Vida prestigia e apoia em Ilhabela, Sp., oEspaço cultural Pés no Chão.
 

Atualmente o Espaço Cultural Pés no Chão desenvolve 
os seguintes projetos:


  • Projeto Artesãos da Ilha – Ministério da Cultura
  • Ponto de Cultura - Secretaria de Estado da Cultura/ MinC
  • 14° Dança e Movimento – ProAC /Secretaria de Estado da Cultura
  • Prêmio Ludicidade Pontinhos de Cultura – MinC
  • Projeto Cuidágua Litoral Norte - Fehidro Sec. de Estado do Meio Ambiente
  • Ecoprojeto "O que eu faço com o lixo" - Comdial
  • Ecoprojeto "Cidadania Ambiental e Desenvolvimento no Litoral Norte" 

Projeto Ponto de Cultura Pés no Chão

Esse projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e consiste na criação de um Núcleo de Artes Cênicas e Dança e um Núcleo de Áudio Visual que realizarão três produções de artes integradas (teatro/dança/hip hop) e 24 curta-metragens de vídeo-documentários, respectivamente, que serão apresentados ao público em três Saraus, um a cada ano.

O total de beneficiários será de 90 adolescentes e jovens entre 14 e 19 anos.

Saiba Mais

Projeto Criança em Cena

Esse projeto foi contemplado com o Prêmio Ludicidade (MINC) e visa fortalecer a Cultura da Infância através de um trabalho que incorporara múltiplas linguagens: dança, teatro, artes plásticas, poesia, música, histórias, além de diversos jogos e brincadeiras.

Ele se desenvolverá pelo período de 6 meses e beneficiará 50 crianças de 5 a 10 anos, que necessitam de atendimento integral e serão encaminhadas pelo Espaço Amigo, instituição vinculada à Secretaria de Ação Social.

O projeto tem como proposta utilizar, além das salas internas, outros espaços físicos da entidade, fazendo com que as crianças brinquem e explorem a área externa do prédio – como o jardim e o teatro de barro (construído com a técnica de pau a pique), estabelecendo um contato próximo com a natureza, em todas as suas formas: os bichos, as plantas, a terra, a água, o vento, as nuvens, os frutos, etc.

A partir dessas experiências, e do contato nas aulas de teatro com a literatura brasileira de contos infantis, serão criadas as montagens cênicas, que integrarão aspectos das atividades vivenciadas pelas crianças, assim como suas fantasias.

Projeto Cuidágua LN

Esse projeto, financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo articular pessoas e organizações para o cuidado e a gestão compartilhada das águas do Litoral norte, no que diz respeito ao Saneamento Básico, subsidiando a população e o poder público dos 4 municípios (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) da Unidade de Gestão dos recursos Hídricos do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

O Espaço Cultural Pés no Chão (Ilhabela) é o proponente do projeto, ao lado das ONGs: ALNORTE (São Sebastião), ASSU (Ubatuba), Instituto Onda Verde (Caraguatatuba) e das Prefeituras das quatro cidades do Litoral Norte Paulista.

Projetos Água é Vida1 e 2

Esses projetos têm o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela. Os beneficiários diretos do Água é Vida 1 – crianças de 9 a 11 anos de idade – são alunos do Ensino Fundamental moradoras do Bairro da Barra Velha, região que sofre intensamente as conseqüências da poluição dos corpos d’água assim como a ocupação desordenada do solo.

Reduto de migrantes, o local é considerado um dos bairros com maiores índices de violência no município. Ao trabalhar com este público, o projeto pretende transformar estas crianças em guardiãs da natureza, levando para suas famílias novas práticas de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O grupo, formado por 30 crianças, participará da criação e montagem de uma peça de teatro de caráter ambiental.

Já os beneficiários do Projeto Água é Vida 2 são cerca de 1000 alunos do 4º e 5º ano das Escolas Municipais de Ilhabela. Eles terão a oportunidade de assistir no palco do Pés no Chão, ao trabalho feito por um grupo de crianças, seus colegas de escola. Neste sentido, as mensagens ambientais contidas no espetáculo são assimiladas de uma forma mais direta, através do processo de identificação.

Projeto Teatro Ambiental

Esse projeto tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Sua proposta é apresentar uma peça de teatro sobre o tema do saneamento básico em ruas de bairros carentes e com graves problemas de lixo e esgoto.

Além da apresentação, serão realizadas oficinas de arte educação para a criação de um novo final para a peça. Finalmente, também serão expostos fotos e trabalhos criados nas oficinas pelas crianças. em escolas e entidades de bairro de uma peça de teatro.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário