22 junho 2013

Peixe boi x Indígenas - boa reflexão.


PEIXE BOI – Não tem perigo de extinção.

Pesquisa realizada no litoral do Piaui aponta que a área é apresentada como baixo impacto ambiental ao peixe-boi marinho, mamífero aquático ameaçado de extinção no Brasil. De acordo com a bióloga Katherine Fiedler Choi-Lima, informações levantadas junto às comunidades levam a crer que a o número de peixes-boi avistados no estuário é maior do que antigamente.
O IBAMA considera a espécie em extinção no país.

O estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa dos estados do Piauí e Ceará, abriga uma população de peixes-boi marinhos ainda pouco estudada. O uso do sonar de varredura lateral (sidescan) de alta definição, que possui GPS acoplado, permitirá determinar as áreas de ocorrência de peixes-boi marinhos e possivelmente o número de animais que habitam o estuário, respondendo às questões sobre estimativa de abundância, densidade e área de vida.
O mamífero aquático tem uma população estimada em 500 individuos e já desapareceu do litoral do Espírito Santo, Bahia e Sergipe, mas se recupera no Piauí.

O Expresso Vida lembra que no Piaui todas as nações indígenas foram extintas.Porém o peixe boi está sendo preservado. Vale a reflexão.
Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos –OAB-Sc
Membro da Academia Eldoradense de Letras
Membro da Academia Itanhaense de Letras
Titular da Cadeira nº 35 – Academia São José de Letras
Autor de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos, Letras Jurídicas
Autor de Direitos das Coisas, Leud

Nenhum comentário:

Postar um comentário