Ponte Hercílio Luz= Florianópolis,Sc.
Ponte pensil, São Vicente, Sp
Considerada uma das maiores pontes do mundo, inaugurada em 13 de maio de 1926, após quatro anos de construção, a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está desativada e com sérios problemas, inclusive com grande risco de desabar.
Símbolo da cidade, trata-se de patrimonio histórico tombado, que por ineficiencia administrativa dos responsáveis, transformou o pitoresco cartão postal em obra enferrujada e fonte de consumo de investimentos intermináveis, visando sua reforma e manutenção.
Em São Vicente, a ponte que liga a ilha do mesmo nome ao continente foi a primeira do gênero construída no Brasil. Trata-se de cartão postal, igualmente tombada pelo patrimonio histórico, inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região. A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.
A ligação São Vicente, Praia Grande, através da ponte pensil citada continua servindo ao tráfego intenso de veículos e pessoas, sendo mantida pelo DER-SP, autarquia Estadual que a administra, vinculada a Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo.
Ambas as pontes tem aproximadamente as mesmas dimensões e atravessam canais marítimos.
Analisando a situação desses dois símbolos, as origens e as condições que se encontram, conclui-se sem qualquer esforço, a latente diferença comportamental que há, na cultura dos paulistas e dos catarinas.
Lamentável a realidade.
Sem comentários: A crítica é um dever da inteligencia.
Roberto J. Pugliese
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
30 dezembro 2011
Ponte pensil: Florianópolis x São Vicente.
Advogado, paulistano, professor de direito, defensor de direitos humanos. Bacharel pela PUC -SP em 1974, pós graduado em Direito Notarial, Registros Públicos e Educação Ambiental. Defensor de quilombolas, caiçaras, indígenas, pescadores artesanais... Edita o Expresso Vida.
Autor de diversos livros jurídicos.São incontáveis os artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, jornais etc. Integra a Academia Eldoradense de Letras,Academia Itanhaense de Letras. Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras. Integra o Instituto dos Advogados de Santa Catarina. É presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-Sc. Consultor nacional da Comissão de Direito Notarial e Registraria do Conselho Federal da OAB.Foi presidente por dois mandatos da OAB-TO - Gurupi. Sócio desde 1983 do Lions Clube Internacional. Diretor de Opinião da Associação Comercial de Florianópolis. Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. CIDADÃO HONORÁRIO DA ESTANCIA DE CANANÉIA, SP.
www.pugliesegomes.com.br
Residente em Florianópolis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário