27 outubro 2013

Hino a São Paulo - Pau e Pedra ! ÁGUA PARA SÃO PAULO.




http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=maSZScuc1N0

O Expresso Vida Recomenda ouvir o hino, cujo endereço é indicado acima e proceda a leitura que segue:


Região metropolitana de São Paulo precisa de água.

Tem sido notícia novamente no Vale do Paraíba o projeto de transposição do Rio Paraíba para abastecer a região metropolitana de São Paulo.

O projeto é polemico e complexo, pois o rio que nasce no Vale do Paraíba, no alto da Serra do Mar e segue em direção norte, atravessa o Estado do Rio de Janeiro e deságua no seu litoral norte.

Trata-se portanto de rio federal e seu caudal, abastece a baixada fluminense há muitas décadas, o que vale dizer que a transposição pretendida trará conseqüências não só ao Vale do Paraíba, mas no abastecimento da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Outra solução para a metrópole paulistana é trazer a água do Rio Ribeira, através de bombas desde a região de  Miracatu. Mas a situação também esbarra na condição política do rio, que nasce nas proximidades de Curitiba, sendo também rio federal.

O problema é sério. Muito sério, porém a solução não pode ser a transposições de cursos hídricos desses mananciais visto que o prejuízo ecológico é grave.

O Expresso Vida deixa patente a grande preocupação justa da população paulistana, do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba e torce para que as autoridades competentes encontrem uma solução menos agressiva.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
presidente da COmissão de Direito Notarial e Registros Públicos. OAB, Sc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário