08 julho 2012

OAB SP dá o exemplo e sai na frente !

OAB-SP cria Comissão da Verdade integrada por juristas históricos
O presidente em exercício da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Marcos da Costa, criou a Comissão da Verdade da Seccional Paulista, que será presidida pelo advogado e ex-presidente do Conselho Federal e da Seccional Paulista da OAB, Mario Sérgio Duarte Garcia, tendo na vice-presidência Belisário dos Santos Júnior e como secretário, Arnor Gomes da Silva Junior. “O trabalho realizado pelos advogados durante a ditadura militar na defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e dos presos políticos - muitas vezes com o risco da própria vida - não foi ainda devidamente registrado e essa Comissão irá resgatar esses fatos, com documentos, depoimentos e pesquisa”, disse Marcos da Costa.
O presidente em exercício da OAB-SP esteve  com o vice-presidente da República, Michel Temer, para quem comunicou a criação da Comissão da Seccional Paulista e explicou que ela pretende realizar um trabalho de colaboração com a Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal para dar transparência ao período da ditadura militar.
Integram a Comissão, os advogados Airton Soares, Iberê Bandeira de Melo, Idibal Pivetta, Luiz Eduardo Greenhalgh, Luiz Olavo Baptista, Paulo Gerab, Paulo Sérgio Leite Fernandes, Tales Castelo Branco e Zulaiê Cobra Ribeiro, Takao Amano e Valter Uzzo. A Comissão terá como membros colaboradores: Cid Vieira de Souza Filho, Martim de Almeida Sampaio e Oscar Alves de Azevedo.
“Esse trabalho irá se estender por todo o estado, por todas as 225 Subsecções do Estado, alcançando os colegas de todos os pontos. Será um grande legado que essa gestão deixará para o futuro, permitindo que nossos colegas nos próximos anos possam ter nessa documentação uma fonte de consulta perene da força da advocacia ao longo daquele difícil período da vida política nacional. Esse resgate é importante porque, mais uma vez, a sociedade relembrará que a advocacia foi ponta de lança no processo de democratização do nosso país”, ressaltou Costa.
Para Mario Sérgio Duarte Garcia, a criação da Comissão é oportuna no sentido de restabelecer a verdade história de um período de exceção que ficou sepultado pela anistia concedida. “É uma honra presidir a Comissão da Verdade da OAB SP. Sugiro que façamos como na Comissão do governo federal, onde há um rodízio na presidência, porque muitos dos membros que integram a Comissão da Ordem trabalharam de forma intensa e denodada na defesa dos perseguidos políticos durante o período ditatorial no país”, ponderou.
A iniciativa dos advogados paulistas é de grande importancia e serve de exemplo. Mister aproveitar para lembrar que foram muitos os advogados de São Paulo que atuaram naqueles anos difíceis em defesa de direitos humanos e que alguns foram vítimas das violações promovidas pelos militares.

Roberto J. Pugliese
 (Fonte:Assessoria de Imprensa da OAB/SP)










































Nenhum comentário:

Postar um comentário