domingo, 30 de novembro de 2014

Vale do Ribeira atento comemora dia da água.


Juquiá comemora dia mundial da água.
 
 
 
 

 

As autoridades de Juquiá recentemente comemoraram o dia da água, navegando pelo rio Juquiá, tradicional e histórico leito de comunicação.

 

A cidade situada no Vale do Ribeira, no litoral sul paulista, é voltada para o aludido rio, assim como Miracatu, Registro, Sete Barras e as demais da mesma região. O bom observador notará que as Igrejas situadas nas principais praças dessas cidades estão sempre voltadas para os rios tributários do Ribeira. Assim ocorre em Jacupiranga, Iporanga e Cajati entre outras. Eldorado é a única exceção
.

O passeio aconteceu no último dia 15 de Novembro comandado pelo Departamento de Meio Ambiente, onde também foi promovido comemoração pela preservação do Rio Juquiá.

 

O Porto de Areias Vieira foi o ponto de partida na qual a embarcação saiu do Rio Juquiá rumo a barra onde se encontram os rios Assungui e São Lourenço, responsáveis pela formação do Rio Juquiá.

 

Foi um evento educativo com lições de ecologia e história local destinada aos passageiros, na maioria alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

 

É preciso lembrar e deixar a população ciente que a escassez de água potável nas regiões metropolitanas paulistana e curitibana estão aguçando interesses em reverter o leito desses cursos hídricos e desviar o Rio Ribeira para abastecer essas cidades superpopulosas.

 

A sociedade do Vale do Ribeira e as autoridades locais tem que estar atentas pois o dano ecológico será inimaginável.

 

Roberto J. Pugliese
Autor de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário