Desempregado,
pedreiro mantém biblioteca de 40 mil livros com a ajuda de amigos
O pedreiro Evando dos Santos, 52, criou a biblioteca comunitária Tobias Barreto de Meneses cujo acervo tem mais de 40 mil livros.
Sozinho, mantém o prédio e atende os interessados em pegar ou levar livros. Ninguém o ajuda. Nenhum órgão oficial. Semanalmente ele lava os 280 metros quadrados do prédio dividido em três andares.
Para os custos com água e energia elétrica Evando conta com a ajuda financeira de amigos e da mulher, Maria José, companheira em seu sonho. Gostaria de oferecer cursos.
Já foi homenageado pela Academia Brasileira de Letras e esteve com pessoas do mundo intelectual interessados no seu trabalho.
Sem “burrocracia”
Nessa biblioteca, as regras para o empréstimo são simples: o leitor preenche um cadastro e pode ficar com o volume pelo tempo que achar necessário. “Se a pessoa não devolve o livro é porque precisa”, diz Evando dos Santos.
O Expresso Vida deixa patente que no país em que a Televisão ocupa os lugares que deveriam ser destinado à cultura e à edução, só a iniciativa privada e isolada de uns raros é que fincam verdadeiramente as raízes necessárias para um país um pouco melhor.
Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.brAutor de Direito das Coisas, Leud
Membro da Academia Itanhaense de Letras.
( Fonte Felipe Martins - UOL Educação - )
Nenhum comentário:
Postar um comentário