06 fevereiro 2013

Guaraqueçaba: Fim do isolamento


Guaraqueçaba: Progresso virá pelo asfalto.

Já não era sem tempo. O governo do Estado decidiu ultimar providencias no sentido de asfaltar o trecho entre Antonina e Guaraqueçaba. Segundo informações, a pavimentação da PR 405 deve começar em 2014, ou seja, mais alguns anos o povo da região terá pela frente, para que os menos de 80 km. de asfalto sejam concluídos.

A realização dos estudos de impacto ambiental foram autorizados. Mas daí para que o asfalto brilhe, vai tempo. Mas já é um começo.

Esses 77 km de distancia, da rodovia estadual paranaense se sobrepõe ao trecho da BR101, Rodovia Mário Covas, que no Paraná e em São Paulo, não tem se quer um metro concluída.

Com a conclusão da estrada, a região que é preservada, considerada reserva ambiental, e pela Unesco, tida como Reserva da Biosfera, terá maior número de turistas e o comércio local haverá de ter inúmeros ganhos. Não apenas a economia regional, mas o índice de desenvolvimento humano e social será aumentado sobremaneira.

No dizer da atual prefeita municipal, a pavimentação representa antes de tudo, resgate da cidadania de toda a população, que por sinal, é a que deu origem ao Estado do Paraná, merecendo um mínimo de gratidão.

Outra ação importante para o município, além do tapete preto, são as ligações elétricas que serão realizadas nas ilhas da região. A Companhia de Energia Paranaense (Copel) iniciou recentemente a instalação dos 22 quilômetros de cabos de energia subaquáticos que vão conectar Guaraqueçaba à Ilha das Peças, Superagui e Ilha do Mel.

Enfim, o Expresso Vida aplaude as medidas e aguarda de maneira solidária a concretização das mesmas, já que o povo caiçara do litoral norte do Paraná é refém do esquecimento secular.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
Autor de Direito das Coisas, Leud
Membro da Academia Itanhaense de Letras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário