03 maio 2014

Faleceu o fundador da CPT.


Notas de falecimentos.

 

Com pesar o Expresso Vida torna público que faleceu no dia 2 de Maio de 2014, Don Tomás Balduino, bispo emérito de Goiás, pequena cidade do interior do Estado de Goiás.

 

Seu currículo é rico e foi inesgotável enquanto viveu. Enfrentou inúmeras lutas em favor de indígenas e de lavradores. Cumpriu sua missão pastoral como agente da Teoria da Libertação.

 

Faleceu com 91 anos de idade na cidade de Goiania em decorrência de embolia pulmonar. Seu corpo foi velado na Igreja de São Judas Tadeu, na Capital do Estado, e seguiu para a Diocese de Goiás, onde será velado na Catedral até as 9 horas de segunda feira próxima.

 

Entre tantas ações, o religioso foi um dos fundadores do CIMI – Conselho Indigenista Missionário e seu presidente a partir de 1980 e igualmente da Comissão Pastoral da Terra, a qual presidiu a partir de 1999.

 

Foi antropólogo e estudou linguística.Falava diversos ediomas indígenas.

 

Foi nomeado bispo em 1967.

 

O Expresso Vida lamenta profundamente o óbito de mais um agente da paz, da justiça e da verdadeira palavra de Jesus Cristo. O extinto pertencia a congregação dos Padres Dominicanos.

O Expresso Vida também lamenta bastante o falecimento da Mãe Dinah, na Bahia e de Juninho Mathaes, que foi vereador à Câmara Municipal da Estancia Balneária de Cananeia e também candidato à vice-prefeito nas ultimas eleições para a mesma cidade.
 
Tristeza acumulada.
 
 
Roberto J. Pugliese
Autor de Direito das Coisas, Leud, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário