16 abril 2014

Dezembro tem encontro de fandangueiros em Guaraqueçaba.


 

Preservação do Fandango.

 

O Expresso Vida apoia a preservação cultural caiçara da orla paulista e paranaense. Daí, está junto com a preservação do  fandango, dança histórica, típica e folclórica do litoral dessa região.

Foi realizado no último dia 22 de março, sábado, das 09h às 18h, na Casa do Patrimônio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na cidade de Iguape, um encontro para discutir o plano de salvaguarda do fandango e organizar o III Encontro de Fandangueiros em Guaraqueçaba, em dezembro.

Entre as ações planejadas estão o mapeamento dos fandangueiros nos municípios de Paranaguá, Guaraqueçaba, Morretes, Cananéia e Iguape; a atualização do livreto de informações sobre o fandango e do site do Museu Vivo do Fandango; reuniões em Prefeituras e IPHAN para conseguir apoio para o Encontro e entrega do título e projeto de salvaguarda.

Entre os presentes estavam representantes do IPHAN de São Paulo, Paraná e Brasília; Casa do Patrimônio de Iguape, Associação Caburé/RJ, Associação Mandiquera/PR, Associação Pés de Ouro/PR, Associação Fandango de Guara/PR, Associação Jureia/SP, Associação Rede Cananéia/SP, IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, Prefeituras de Iguape e Guaraqueçaba.

“Apesar da alegria em saber de um novo encontro em Guaraqueçaba, não devemos esquecer que o mais importante é a discussão da salvaguarda do fandango nos cinco municípios. Se queremos que o fandango continue existindo esta discussão era fundamental”, comenta José Fermino Marques, presidente da Rede Cananéia que participou do Encontro. 

O Expresso Vida espera estar presente no evento. Sugere aos amantes do litoral e da cultura que se façam presentes.

Roberto J. Pugliese
membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.

 
( Fonte.Rede Cananeia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário