05 novembro 2013

Segurança nacional e estatal - Novos territórios urgente.


O Expresso Vida transcreve matéria importante colhida do blog Emancipacionista.


BRASIL PRECISA URGENTEMENTE CRIAR 4 NOVOS TERRITÓRIOS FEDERAIS, DIZ HOLANDÊS.


 

Especialistas internacionais de estudos Geográficos acham que o governo Brasileiro está dando um "Tiro no Pé" ao não criar Territórios Federais nas fronteiras Norte da Amazônia. Quando perguntado sobre a criação dos Territórios do Oiapoque, Rio Negro. Juruá e Marajó. o geógrafo Van Der Ziingen, da Holanda disse que, sob controle federal essas regiões estariam muito mais protegidas sob o controle direto do governo Ferderal. Em entrevista ele diz o Seguinte:


"A fronteira norte dos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá são alvos da cobiça internacional por ter os mais raros minerais do mundo, tanto é que há diversps "espiões estrangeiros" infiltrados em missões indígenas estudando essas áreas.Ainda falando sobre isso, o maior erro do Brasil foi ter criado reservas indígenas coladas às fronteiras com Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. O governo deveria ter deixado uma Faixa de 10 a 50 km de extensão de exclusão dessas reservas indígenas e a fronteira com esses países. Não é um boato, mas sim necessário urgentemente que todos membros da alta corte brasileira criem esses Territórios e com uma Certa urgência."


 Perguntado sobre o que o leva a apoiar a criação desses 4 novos Territórios Federais, Van explica que, mais tarde o Brasil pode se arrepender de não ter protegido suas fronteiras e não ter rxplorados suas riquezas minerais nas Fronteiras amazônicas e ainda diz ironicamente: tem muitos países de olho, a espionagem via satélite está ai e muitas áreas já estão mapeadas dessas riquezas no subsolo Brasileiro. A equipe jornalística perguntou sobre alguma ligação de Van com o então site Wikileaks e alguma fonte que venha de Edward Snowden, Van se calou e apenas disse "quem Sabe". Em fim de entrevista ele falou que mesmo o exército tendo o controle na Amazônia, não consegue proteger mais de 4.000 km da mesma. Disse que do Mato Grosso do Sul ao Rio Grande do Sul as fronteiras são bem protegidas, pois queira ou não há centenas de pequenos municípios que dão a segurança de um espaço ocupado, já a amzônia brasileira é um vazio demográfico de fronteira. Por último citou o Caso do município de Japurá, no estado do Amazonas, que até 1904 pertencia à Colômbia, numa região chamada Pinzônia e simplesmente foi anexado ao Brasil sem tratado algum: "peguem um mapa da evolução territorial do  Brasil e vejam , o Território colombiano entrava Brasil a dentro, justamente na área desse município".


No fim da entrevista Van disse que o governo Brasileiro precisa muito construir estradas e novos polos de ocupação sustentáveis nessas áreas de fronteira sem destruir a floresta e urgentemente repensar e automaticamente criar novos territórios  sobre controle Federal. ainda sobre o Brasil ele Falou: "Você não imagina quantos países do mundo cobiçam as ilhas de Trindade e Martin Vaz devido à sua posição estratégica no oceano  Atlântico, seria uma Base Aérea Estratégica para muitos países do mundo, pois está numa região onde pode-se controlar A América do Sul e África".


Terminamos a entrevista agradecendo o geógrafo por ter nos fornecido dados tão interessantes.
Entrevista dada à Brasileira Kátia Fontes, radicada na Holanda em 21.10.2013 que passou a matéria para meu blog na íntegra!!

 
Impressionante como ninguém consegue vislumbrar  que o desenvolvimento exige maior descentralização política e orgânica do país.

Lamentável.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br


( Fonte =Blog Emancipaonista )

Nenhum comentário:

Postar um comentário