Rodovia interrompida em São Paulo e Paraná. -
A BR-110 liga o Brasil pelo litoral cortando 12 estados de Touros (RN) até São José do Norte (RS), mas é interrompida no Paraná. O anúncio da retomada do projeto veio junto com a informação de que os novos irmãos que comandam a logística no Estado, Beto e José Richa Filho, estavam enterrando de vez o projeto da Rodovia Interportos e da ponte de Guaratuba.
A gigantesca obra lançada por Pessuti faria a ligação entre os portos catarinenses de São Francisco e Itapoá até Paranaguá e Antonina. Também ligaria a BR-101 em Santa Catarina até a BR 116 na divisa de São Paulo.
No trajeto, a duplicação da PR 412 entre Garuva (SC) e Guaratuba, uma ponte sobre a baía de Guaratuba, um túnel entre Guaratuba e a Rodovia Alexandra Matinhos (PR-508), uma nova ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, uma rodovia paralela à PR-412 em Pontal até o porto, ligação da BR-277 a Antonina, estradas elevadas até a divisa de São Paulo etc.Os gestores de Pessuti chegaram a produzir belos desenhos em computação gráfica e lançaram editais que previam investimentos de quase R$ 27 milhões só nos projetos ambientais e de engenharia. A licitação foi congelada pela Justiça e acabou sepultada pelos irmãos Richa.
Nesta semana, segundo reportagem da jornalista Joyce Carvalho, do jornal eletrônico Paraná Online, técnicos do DER (Departamento de Estadas de Rodagem) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), devem se reunir para discutr a BR-101.
Estudos existem
Diferente do que aconteceu por vários governos no Paraná, o Dnit nunca abandonou a intenção de construir a BR-101. Um dos projetos previa um trecho rodoviário de 120 quilômetros e um custo de R$ 600 milhões. Implicações ambientais levaram os técnicos do governo federal a anunciar que o custo seria muito maior. Um dos projetos da 101 prevê seu início na área rural de Guaratuba, na divisa com Garuva (SC), utilizando o traçado da Estrada Geral do Cubatão (23 Km), um contorno da baía de Guaratuba (23 Km) até a PR-508 (21 Km), uma paralela à BR-277 (10 Km), a abertura de uma ligação da 277 até Antonina (12 Km), a readequação da estrada Antonina-Cachoeira (38 Km) e abertura de uma estrada de Cachoeira até Alpino (12 KM) até a BR-116.
O projeto faz parte do Plano Estadual de Logística e Transporte do Paraná elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná.
Observa-se pela reportagem, que a ligação de Antonina até Guaraqueçaba, PR e de Guaraqueçaba até Cananéia, interrompidos, não estão nos planos.
Assim, por enquanto, a Rodovia Mário Covas ( integrante do Conselho Editorial do Blog ) não tem previsão de atender a esses municipios, nos aludidos Estados.
Roberto J. Pugliese
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
13 janeiro 2012
Br 101 - Rodovia Mário Covas
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