Ponte Hercílio Luz, um marco histórico de um Estado e de uma cidade. Palco de corrupção.
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926 - pelas firmas associadas Byington & Sundstrom. Foi projetada pelo Eng.º David Barnard Steinman, das firmas associadas Robinson & Steinman, U.S.A. Consulting Engineers, tendo sido concluída e inaugurada em 13 de maio de 1926, uma quinta-feira chuvosa, no governo de Antônio Vicente Bulcão Vianna.
A realização desse sonho deu-se, principalmente, graças à iniciativa empreendedora do Vice-Governador, no exercício do cargo de Governador do Estado de Santa Catarina - Engenheiro Civil Hercílio Pedro da Luz, que autorizou o Estado a contrair o empréstimo para a construção da Ponte, que ele imaginara denominar Ponte da Independência.
Em meados de 1924, a saúde de Hercílio Luz estava profundamente abalada, com diagnósticos de câncer de estômago, já desenganado pelos médicos. Em 08 de outubro de 1924, Hercílio Luz inaugurou então simbolicamente a Ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento, construída em miniatura, com escala 50 vezes menor que a original, junto ao trapiche de Florianópolis, pois se sabia que dificilmente estaria vivo para inaugurar a Ponte que idealizara.
Infelizmente, doze dias após a inauguração simbólica, Hercílio Luz faleceu em 20 de outubro de 1924 e não pôde ver essa grande obra concluída. A bem da justiça, a Ponte levou seu nome e passou a ser chamada de Ponte Hercílio Luz.
Foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982, quando ainda absorvia 43,8% do total do tráfego, ou seja, 27.345 veículos por dia, alcançando em horários de pico, a marca de 2.250 veículos por hora.
O DER/SC, naquele dia, fechou a Ponte ao tráfego de veículos e pedestres devido às precárias condições em que se encontrava, decorrente de deterioração das barras de olhal, com base no laudo técnico nº 16.177 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo S/A - IPT, em perícia realizada em 03/12/1981.
Em 15 de março de 1988, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal.
Em fevereiro de 1990, foi apresentada pela Cerne Engenharia e Projetos e Construtora Roca Ltda. o Relatório da Primeira Etapa da Análise da Viabilidade da reabertura ao tráfego da Ponte Hercílio Luz.
Em 4 de julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultado num alívio de peso da ordem de 400 toneladas, não tendo sido mais aberta ao tráfego até os dias de hoje.
Em 04 de agosto de 1992, o então Prefeito Municipal de Florianópolis - Antônio Henrique Bulcão Vianna - assina o Decreto nº 637/92, tombando a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis.
Em 13 de maio de 1997, o então Governador do Estado de Santa Catarina: Paulo Afonso Evangelista Vieira, através do Decreto nº 1.830, homologa o Tombamento da Ponte Hercílio Luz, de propriedade do Estado de Santa Catarina / DER/SC, localizada no Município de Florianópolis.
Em 15 de maio de 1997, foi assinado o Decreto nº 2.070, no qual o Governo do Estado de Santa Catarina declara de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da Ponte Hercílio Luz.
Em 24 de marçdo de 2005, na "Casa do Jornalista", o Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, em conjunto com sua equipe técnica, apresentou um resumo do Projeto de Reabilitação da Ponte Hercílio Luz, ocasião em que foi estabelecido um prazo para o lançamento do edital para a execução das obras de reabilitação da Ponte.
No dia 15 de dezembro de 2005 o DEINFRA iniciava a abertura do Edital de Concorrência Internacional n.º 24, no qual o consórcio formado pelas empresas ROCA e TEC foi o vencedor do certame.
Em 17 de fevereiro de 2006 foi iniciada a execução do contrato PJ-015/2006, com o consórcio anteriormente citado, no valor de R$20.983.905,55 e que tem por objetivo a execução, com fornecimento de materiais e insumos, dos serviços necessários para a restauração, reabilitação e manutenção da Ponte Hercílio Luz. Tal contrato está previsto para ser encerrado em 05 de agosto de 2008 e contempla a primeira fase da obra.
Além do montante previsto para a execução da obra, outros R$9.810.170,61 foram investidos na contratação das empresas consorciadas PROSUL e CONCREMAT para execução de serviços de gerenciamento, coordenação, supervisão, controle de qualidade e apoio à fiscalização das obras de reabilitação da Ponte, conforme contrato PJ-170/2006. Tal contrato está previsto para suprir as necessidades de supervisão dos serviços executados para a primeira e segunda fases da reabilitação da Ponte.
A ponte, enfim, assinale-se, desde de sua interdição é palco de muitos investimentos e a sua reforma e recuperação não é concluída. Anos e anos... rios de dinheiro. Suspeita de corrupção.
Roberto J. Pugliese
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