Os grandes rios de São Paulo correm de leste para oeste. O Ribeira é o único que vindo do sudoeste deságua na costa paulista.
A topografia do Estado de São Paulo é levemente inclinada em direção ao oeste, sendo bem acidentada na divisa com Minas Gerais e com o Paraná. O Rio Ribeira contorna os vales das serras que estão entre os Estados de São Paulo e Paraná e serpenteando desde a cidade de Ribeira, segue por Iporanga, atravessa Eldorado, passa por Sete Barras, Registro e chega em Iguape, na extremidade norte da Ilha Comprida, próximo à Juréia, na vila de Barra do Ribeira.
Está prestes a sofrer perdas irreparáveis. Há projeto de hidroelétrica e as plantações de bananas ás suas margens está provocando assoreamento e alagamentos.
Viaje no vídeo abaixo.
Há uns trinta e cinco anos ou mais passados, o saudoso Gil e o Antenor, juntamente comigo, descemos de Registro até a cidade de Iguape o rio, num bote de inflar. Passeio que durou o dia inteiro e foi muito interessante.
Vale a pena conhecer o rio Ribeira de Iguape e o Vale do Ribeira.
Roberto J. Pugliese
E esse fantasma ainda nos ronda.... A CBA ainda não desistiu de acabar com o Ribeira, com as comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e caiçaras que dependem do Rio Ribeira! A luta por nosso rio não acabou, e não sabemos quando terá um fim, sendo que o Governo do Estado de S.P. apóia o grupo Votorantim...
ResponderExcluirEduardo,
ExcluirSaudações.
Sou amigo de seu pai desde que ele ganhou o cartório em Cananéia. Acho que 1977... Nos conhecemos pessoalmente. Te vi quase nene...
Tenho muito interesse em conversar contigo.
Mande seu endereço eletronico.
pugliese@pugliesegomes.com.br
Grande abraço,
Roberto