18 março 2012

A IMPORTANCIA DE SERVIR !

Gostaria de falar esta semana sobre
a importância de servir.
Muitos de nós nos perguntamos o que é amar.
Podemos dizer numa palavra que amar é fazer o outro ser feliz. E como fazemos
alguém ser feliz? Dando a vida por ele. Servindo-o.
O serviço é, portanto, a concretização do
amor.
O serviço não é um ato de submissão a
alguém. O serviço é um ato de amor. O desejo de dar amor. E se eu quero mudar
este mundo, o que preciso fazer é dar amor continuamente às pessoas. Ou, o que é
o mesmo, ter a alegria de servi-las continuamente.
Jesus Cristo, neste sentido, afirmando o seu
amor por todos nós, disse que “veio para servir, e não para ser
servido”.
Façamos algumas perguntas:
- tenho esta atitude de serviço às pessoas
que vivem à minha volta? Ou a minha atitude é mais de “ser servido”, de
“senhorito”?
- tenho procurado servir a minha esposa, o
meu marido?
- tenho procurado servir os meus irmãos?
Quantas vezes vemos irmãos que não se preocupam pelos outros, irmãos em clima de
inimizade ao invés de ver irmãos em clima de serviço um pelo outro;
- tenho procurado servir os meus colegas de
trabalho?
- tenho procurado servir os funcionários
mais simples que trabalham junto comigo? Quantas vezes vemos neles pessoas que
estão para nos servir ao invés de ver também, e este é um espírito bem cristão,
pessoas a quem eu também devo servir;
Que pena quando vemos alguém com mentalidade
de “senhorito”: alguém que espera que todos o sirvam e não mexe uma palha para
servir os outros.
Quantas pequenas manifestações de serviço
(de amor) podemos ter com as pessoas que vivem à nossa volta! Por
exemplo:
- abrir a porta;
- ajudá-las a carregar uma
coisa;
- servir o cafezinho;
- acender a luz quando vemos que alguém está
trabalhando num lugar que começou a escurecer;
- sorrir;
- cumprimentar;
- interessar-se;
- na mesa nas refeições: facilitar o acesso
às coisas;
- lutar para não ficar
mau-humorado;
- tirar dúvidas que tenham sobre algum
assunto; etc.

Já pensaram se vivêssemos num ambiente onde
há uma disputa para ver quem serve mais! Este ambiente seria a ante-sala do Céu!
Já pensaram se houvesse este ambiente na nossa casa, no local de trabalho, nas
reuniões de família, na faculdade, etc? Seria uma maravilha!!!
Por que não comecemos nós a pôr em prática
este ideal? Quem sabe, com o tempo, os outros comecem a segui-lo. E, com isto,
estaremos mudando o mundo!
Jesus Cristo não se preocupou só em servir a
cada um de nós. Foi mais longe: converteu a sua vida num serviço. Imitemos Jesus
Cristo e experimentaremos uma grande mudança à nossa volta. Experimentaremos que
o Céu começará a existir aqui na terra!!!
Uma santa semana a todos!

( Pe. Paulo M. Ramalho, de São Paulo, paróquia de São Gabriel. - filosofo e engenheiro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário