Lagamar - Área ambientalmente protegida.
Santuário paulista fica 200 km da capital
A dificuldade de acesso tornatrecho do litoral paulista um dos mais limpos
Em Lagamar a natureza é generosa e exuberante. É isto que o turista encontra no litoral sul de São Paulo, a 209 km da Capital.
O Pólo Ecoturístico de Lagamar compreende as cidades de Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-Açu e Cananéia - no Estado de São Paulo - até chegar à cidade de Guaraqueçaba, no Paraná.
São 200 quilômetros de uma extensa área de mangue, uma das mais extensas do Planeta. Essa região é considerada um santuário ambiental, graças às suas características que facilitam a procriação de diversas espécies.
São lagunas à beira-mar com vegetação de restingas e Mata Atlântica. A fauna e a flora são ricas e os mangues são um dos maiores viveiros de peixes do mundo. Um paraíso para os ecoturistas.
O Projeto do Pólo Ecoturístico do Lagamar foi criado em 1995, uma iniciativa coordenada pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica e apoiada pela Embratur. O objetivo é desenvolver o turismo na região sem ameaçar o ecossistema. E eles estão tendo sucesso.
Prova disso é que o número de turistas está cada vez maior, atraindo também turistas estrangeiros. O reconhecimento internacional veio em junho de 1999, com o prêmio de Melhor Roteiro de Ecoturismo do Mundo dado pela revista americana Condé Nast Traveler.
As trilhas que cortam Lagamar levam o turista a conhecer de perto uma das florestas mais ricas do mundo e ao mesmo tempo uma das mais ameaçadas, a Mata Atlântica. Dos seus 1.100.000 Km2 originais, restam hoje pouco mais de 95.000 km2 de mata.
Com sorte, o visitante pode ver alguns dos famosos animais ameaçados de extinção, como o macaco-prego e o papagaio-da-cara-roxa. Da flora, destacam-se o guapuruvu, a caxeta, o jequitibá, a canela e o palmito.
As agências de ecoturismo operam passeios pela região, mas para quem prefere planejar a viagem por conta própria, vale visitar o Centro de Visitantes do Pólo Ecoturístico do Lagamar, em Iguape, com informações sobre trilhas e passeios.
( Outras informações no endereço eletronico http://www.terra.com.br/turismo/roteiros/2000/06/30/011.htm )
Roberto J. Pugliese
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
06 janeiro 2012
São Paulo e Paraná; Lagamar a área protegida no litoral.
Advogado, paulistano, professor de direito, defensor de direitos humanos. Bacharel pela PUC -SP em 1974, pós graduado em Direito Notarial, Registros Públicos e Educação Ambiental. Defensor de quilombolas, caiçaras, indígenas, pescadores artesanais... Edita o Expresso Vida.
Autor de diversos livros jurídicos.São incontáveis os artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, jornais etc. Integra a Academia Eldoradense de Letras,Academia Itanhaense de Letras. Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras. Integra o Instituto dos Advogados de Santa Catarina. É presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-Sc. Consultor nacional da Comissão de Direito Notarial e Registraria do Conselho Federal da OAB.Foi presidente por dois mandatos da OAB-TO - Gurupi. Sócio desde 1983 do Lions Clube Internacional. Diretor de Opinião da Associação Comercial de Florianópolis. Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. CIDADÃO HONORÁRIO DA ESTANCIA DE CANANÉIA, SP.
www.pugliesegomes.com.br
Residente em Florianópolis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário