03 dezembro 2013

TURISMO DIFERENTE: LITORAL DO PIAUÍ.


O belo litoral do Piauí -

Apesar de ter o menor litoral do Brasil, com cerca de 66 km, o Piauí guarda paisagens únicas como o famoso Delta do Parnaíba. Para aqueles que desejam sair um pouco das praias, basta chegar à cidade de Paranaíba e entrar em um dos barcos que fazem os passeios para conhecer o único delta em mar aberto das Américas. Como ele só existe outros dois no mundo: no Congo, na África, e no Vietnã, na Ásia. É um verdadeiro rio-mar com 1.485 km de extensão.

Depois de navegar por cerca de duas horas, o viajante poderá desfrutar do momento em que os guarás, pássaros de cor avermelhada, reúnem-se na árvore de uma pequena ilha no meio do rio para esperar o pôr do sol - fenômeno conhecido como Revoada dos Guarás. A legislação ambiental local não permite que os barcos se aproximem muito da ilha para não espantar os animais, mas, mesmo de longe, é uma imagem inesquecível. Se combinada com as cores do fim de tarde, é uma fotografia para ser emoldurada e colocada na parede.

O Expresso Vida transcreve a reportagem do jornal mineiro O Tempo e acrescenta que vale à pena conhecer o litoral pequeno e aconchegante do Estado do Piauí.

Ajunte-se que em Parnaiba, praticamente abandonado, o aeroporto internacional está a disposição de turistas que preferem chegar via aérea. Só faltam linhas regulares. ( incrível, mas é a realidade brasileira )

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
Membro da Academia Itanhaense de Letras.
Autor: Dos terrenos de marinha e seus acrescidos. Letras jurídicas.

 

( Fonte: Jornal O Tempo on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário