Cinco bi: - O preço justo do meu voto.
A presidente Dilma esteve em
Santa Catarina e anunciou diversos investimentos federais no Estado, no
montante de 5 bilhões, destacando entre outras obras, a duplicação da BR280, a
rodovia federal que parte do porto de São Francisco do Sul e segue em direção a
oeste até a fronteira com a Argentina.
Irá duplicar o trecho entre
Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, onde trafegam em média 7 mil veículos
por dia. Nem chega à tanto. As vezes, nos feriados, a estrada entope. Noutras
ocasiões durante safra, a estrada entope e assim, o governo federal irá
investir e construir a rodovia para desentupir o transito do catarinense.
No Brasil todo, nos feriados, há
congestionamentos já previsíveis. Na época de exportação da safra de soja,
café, milho... também. No Brasil, no terceiro mundo, na América latina... em
todo lugar.
Sou contra essa obra de quase um
bilhão de reais. Sou contra.
Absurdo mais dinheiro para um
Estado rico, laborioso e que vive de esmolas. Sempre pedindo dinheiro para a
União, esquecendo-se que outros lugares do mesmo país precisam tanto ou muito
mais. Vergonhoso.
Não vou arrolar as necessidades
de todos que precisam. Nem as necessidades paulistas e paulistanas, mas vou
lembrar que na região metropolitana da maior cidade das Américas, no trecho que
começa a partir do pedágio situado no município de Itapecerica da Serra,
próximo ao viaduto que atravessa a ferrovia Sorocabana, a rodovia Regis
Bittencourt, BR116, a Estrada da Morte, precisa de mais faixas de rolamentos.
Lá a necessidade é premente e
histórica.
A partir daí, até São Paulo,
distante aproximadamente 30 km, é necessário construir 3 ou 4 faixas em cada
direção, além das duas que já existem. Nesse trecho, o tráfego diário varia de
40 mil veículos nas proximidades do pedágio a mais de cem mil, a partir de
Taboão da Serra em direção a Capital.
Todo dia cem mil veículos
circulam pela BR116 nas imediações de São Paulo, provocando congestionamentos
espetaculares. A avenida Francisco Moroto, na entrada da cidade precisa ser
reurbanizada. Ter seis vias de acesso em cada direção, viadutos e uma porção de
melhorias, mas não há dinheiro.
Federal, estadual, municipal, a
BR116 e a avenida Francisco Morato precisam de muita grana para melhorar o
fluxo de veículos. Não os sete mil que trafegam na BR 280, mas os cem mil
automóveis, motos, caminhões, carretas etc, etc, etc...
E a estrada é federal. E o
Estado não pode mexer. E se pudesse, também não teria dinheiro para investir.
Mas a Dilma, a presidenta do
Brasil, que não dá importância para o Estado que banca a farra financeira da
União, seguindo a cartilha tradicional de sempre esquecer São Paulo, prefere
atender a população de 40 mil habitantes de São Francisco do Sul, em detrimento
a congestionamentos constantes e intermináveis que prejudicam inclusive o povo
laborioso que precisa de melhor qualidade de vida.
Não voto mais em gente de outra
naturalidade. Doravante, independente do Partido Político, religião, ideologia,
só voto em paulista. Por mais incompetente, corrupto ou venal que vier a ser, inclusive
reacionário, conservador, extrema direita, fará menos mal para os sofridos
brasileiros de lá.
Para melhorar o país é preciso
melhorar São Paulo. Inevitável.
Vou aguardar os 5 bi, prometidos
para Santa Catarina, e ver, em contra partida, para o equilíbrio da federação,
quantos milhões serão destinados para São Paulo.
Meu voto vale os cinco
bilhões... Mesmo tendo sido suspenso o repasse de 1 bilhão, ou quase, para o
trecho da BR101 ao porto de São Francisco do Sul, por defeitos na licitação,
impedindo assim a Justiça, que as obras tenham início.
Meu voto vale os 5 bi dado aos
catarinas.
Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.brpresidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos –OAB-Sc
( Fonte= Gabriel da Silva Júnior, Renap )
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