308 páginas de história paulistana
VIAGEM NO TEMPO
O desenho a carvão do Monumento a Carlos Gomes erguido na Praça Ramos de Azevedo, ao lado do Teatro Municipal, é uma das preciosidades contidas no recém-lançado livro Arquivo Histórico de São Paulo: História Pública da Cidade (308 pág., Imprensa Oficial, R$ 100).
O livro traz 95 documentos – entre manuscritos, mapas, pranchas de arquitetura, desenhos e fotos – do acervo de 4 milhões de itens do Arquivo Histórico de São Paulo. A coleção abrange o período de 1555 a 1954 e traz de atas da Câmara a projetos urbanos de abertura de ruas e canalização de rios da cidade.
Cada documento reproduzido no livro é acompanhado por um comentário conciso, contextualizando-o historicamente. Os textos analíticos que mostram a vida paulistana do passado são de autoria do arquiteto e pesquisador Eudes Campos. O prefácio é assinado por Ulpiano Bezerra de Meneses, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP).
Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 2 de janeiro de 2012
Conselho Editorial (inspirado) Carlos H. Conny, presidente; M. Covas, Miguel S. Dias, W. Furlan, Edegar Tavares, Carlos Lira, Plínio Marcos, Lamarca, Pe. João XXX, Sérgio Sérvulo da Cunha, H. Libereck, Carlos Barbosa, W. Zaclis, Plínio de A. Sampaio, Mário de Andrade, H. Vailat, G. Russomanno, Tabelião Gorgone, Pedro de Toledo, Pe. Paulo Rezende, Tabelião Molina, Rita Lee, Izaurinha Garcia, Elza Soares, Beth Carvalho, Tarcila do Amaral, Magali Guariba, Maria do Fetal,
08 janeiro 2012
Arquivo histórico de São Paulo lança livro sobre a cidade.
Advogado, paulistano, professor de direito, defensor de direitos humanos. Bacharel pela PUC -SP em 1974, pós graduado em Direito Notarial, Registros Públicos e Educação Ambiental. Defensor de quilombolas, caiçaras, indígenas, pescadores artesanais... Edita o Expresso Vida.
Autor de diversos livros jurídicos.São incontáveis os artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, jornais etc. Integra a Academia Eldoradense de Letras,Academia Itanhaense de Letras. Titular da cadeira nº 35 da Academia São José de Letras. Integra o Instituto dos Advogados de Santa Catarina. É presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-Sc. Consultor nacional da Comissão de Direito Notarial e Registraria do Conselho Federal da OAB.Foi presidente por dois mandatos da OAB-TO - Gurupi. Sócio desde 1983 do Lions Clube Internacional. Diretor de Opinião da Associação Comercial de Florianópolis. Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia. CIDADÃO HONORÁRIO DA ESTANCIA DE CANANÉIA, SP.
www.pugliesegomes.com.br
Residente em Florianópolis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário